Milton Nascimento se despede dos palcos com shows nos Estados Unidos

Considerado uma das maiores estrelas da música brasileira, Milton Nascimento celebra 60 anos de carreira e 80 de vida com a turnê internacional “A Última Sessão de Música”, show que marca a despedida do artista dos palcos. O show, que estreou em 11 de junho na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, já foi visto na Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal. No Brasil, Milton se apresenta também em Porto Alegre, Salvador, Recife, Brasília e São Paulo, de onde parte para a turnê norte-americana. No país, o artista faz nove shows, começando em Orlando, dia 29 de setembro, no Dr. Phillips Center for the Performing Arts, depois em Fort Lauderdale, dia 1º de outubro, no Lillian S. Wells Hall at The Parker. Ele se apresenta também em Alexandria (4) e Boston (9), com duas datas nas cidades de Nova York, 6 e 11 de outubro, e Los Angeles, nos dias 13 e 14, encerrando em Berkley, dia 16.

Com quarenta e três discos gravados, cinco prêmios Grammy e o título de Doutor Honoris Causa em música pela Universidade de Berklee, em Boston, Milton presenteia seus fãs com um repertório repleto de sucessos como “Ponta de Areia”, “Encontros e Despedidas”, “Travessia”, “Cio da Terra” e “Nos Bailes da Vida”. “Seria impossível fazer essa despedida sem colocar no repertório músicas de todas as fases da carreira”, declarou o artista.

Nos Estados Unidos, Milton Nascimento é reconhecido como um dos artistas mais influentes da música internacional, considerado pelo New York Times “um dos maiores músicos vivos”. O brasileiro conta com uma extensa lista de colaborações, incluindo os legendários saxofonista Wayne Shorter, o pianista Herbie Hancock, a cantora de jazz Sarah Vaughan e o músico Paul Simon. Entre suas composições mais famosas, “Ponta de Areia” inspirou diversas versões estrangeiras, com gravações de Earth, Wind & Fire e Esperanza Spalding. São também fãs declarados de Milton Nascimento os músicos Sting, Peter Gabriel e a cantora Björk. 

“A Última Sessão de Música” coroa uma fase nostálgica de Milton Nascimento que, em 2019, saiu em turnê internacional com o show “Clube da Esquina”, um revival do disco de 1972, de co-autoria do amigo Lô Borges. “Clube da Esquina aparece em todas as listas de discos essenciais, é celebrado em livros e trabalhos acadêmicos por suas diversas explorações estilísticas e arranjos. Ainda assim, mesmo 50 anos depois, o impacto deste álbum continua difícil de definir – por causa de sua amplitude e escala, e porque influenciou aparentemente todos que faziam música no Brasil naquela época”, escreveu o jornalista musical Tom Moon, autor de “1,000 Recordings to Hear Before You Die”, em português “1,000 Discos para Ouvir Antes de Morrer”, na lista de best-sellers do New York Times.

Dos Estados Unidos, Milton Nascimento retorna a São Paulo, onde fará mais três apresentações, antes da grande despedida dos palcos, programada para acontecer no dia 13 de novembro, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. A turnê “A Última Sessão de Música” encerra com cerca de 30 shows no Brasil e no exterior.

Para mais informações, acesse www.aultimasessaodemusica.com

Fonte: AcheiUSA