Ministra do Canadá relata ’emergência’ ante chegada de imigrantes enviados por New York

A ministra da Imigração de Quebec, no Canadá, Christine Fréchette, disse à Associated Press que pediu ajuda à capital, Ottawa, para lidar com o aumento repentino de imigrantes que tem chegado na fronteira com os Estados Unidos. Segundo ela, os viajantes desembarcam em Plattsburgh, no estado de New York – cerca de 20 milhas ao sul da fronteira canadense e, de lá, cruzam para o país vizinho. Fréchette denunciou que as autoridade da cidade de New York estão patrocinando o frete dos ônibus para facilitar a remoção dos indivíduos. “Temos uma emergência”, disse ela. Estima-se que, desde dezembro do ano passado, cerca de 4.700 pessoas entraram no país canadense por esta via. 

Ao canal Fox 5, o prefeito novaiorquino, Eric Adams, confirmou que muitos desses imigrantes que chegam ao Canadá foram enviados pelos estados na fronteira com o México. Adams falou que, após um período em NY, eles decidiram espontaneamente se mudarem para o Canadá, e tem recebido ajuda para isso.

“Estamos auxiliando no processo de emissão de bilhetes”, disse Adams à Fox5, completando” Alguns querem ir para o Canadá, outros querem ir para estados mais quentes.”

Em janeiro, a cidade de New York chegou a receber até nove ônibus lotados de imigrantes por dia enviados pelo governador do Texas.  Ele chegou a decretar situação de emergência por conta da falta da falta de abrigos  e até viajou para a cidade de El Paso, para afirmar pessoalmente que “não há espaço em Nova York” para mais migrantes. 

Uma vez que chegam no território canadenses, os imigrantes são presos mas podem continuar no país enquanto aguardam processo de asilo.

Para tentar controlar a situação, Fréchette disse que pediu de organizações comunitárias e um orçamento extra de cerca de 3,5 milhões de dólares canadenses para a abertura de novos abrigos.

The post Ministra do Canadá relata ’emergência’ ante chegada de imigrantes enviados por New York appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA