MoMA (NYC) anuncia exposição com fotógrafos brasileiros em 2021

Shutterstock / Heather Shimmin

O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) anunciou a exposição “Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira, 1946–1964”, a primeira grande exposição em museu da fotografia modernista brasileira fora do Brasil. Em cartaz de 21 de março a 12 de junho de 2021, a exposição terá como foco as realizações criativas do Foto Cine Clube Bandeirante de São Paulo, um grupo de fotógrafos amadores.

A exposição é composta por mais de 140 fotografias que fazem parte do acervo do MoMA; juntas, elas apresentam a variedade de registros deste grupo, além de fornecerem percepções valiosas sobre a estética fotográfica da década de 1950 e reflexões sobre a importância do status do fotógrafo amador hoje. A exposição é organizada pela curadora Sarah Meister e por Dana Ostrander, assistente curatorial do Departamento de Fotografia.

A exposição Fotoclubismo será apresentada em duas partes complementares e entrelaçadas nas galerias: a monográfica e a temática. Cada uma das seis seções da exibição tem uma apresentação monográfica de um fotógrafo: Geraldo De Barros, German Lorca, Gertrudes Altschul, José Yalenti, Marcel Giró e Thomaz Farkas.

Confira mais informações e algumas das fotos no site do MoMA.

Fonte: PANROTAS