MTur comemora calendário de eventos natalinos no Brasil

Somente em dezembro, o calendário do Ministério do Turismo conta com mais de 50 eventos relacionados ao Natal para auxiliar o planejamento de turistas que se encantam com as celebrações e, claro, com toda a iluminação natalina que toma conta de cidades Brasil adentro. Em Brasília, por exemplo, além das tradicionais luzes da Esplanada dos Ministérios, prédios como a Biblioteca Nacional, o Teatro Nacional e o Palácio do Itamaraty, também recebem interações de vídeos 2D e 3D.

Divulgação

Árvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de JaneiroÁrvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro

“O calendário é uma ferramenta gratuita que cadastra e exibe eventos de interesse turístico, auxiliando os visitantes na busca por atividades no local visitado. Além de ajudar o destino a se promover, auxilia o turista no planejamento da viagem para aproveitar o melhor dos destinos em cada época do ano”, disse o coordenador-geral de produtos turísticos do MTur, Cristiano Borges.

GIRO PELO BRASIL
Em Gramado, no Rio Grande do Sul, o tradicional Natal Luz já está em sua 33ª edição, reunindo cerca de 500 eventos na cidade mais famosa da Serra Gaúcha. Na vizinha Canela, a programação do Sonho de Natal completa a beleza da região que é uma das mais procuradas pelos brasileiros nesta época do ano.

Luzes, enfeites e eventos gratuitos também marcam as comemorações no Triângulo Mineiro. Uberaba e Araxá estão entre os destinos mais festejados do Natal na região, com destaque para o Parque da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em Uberaba, que instalou mais de um milhão de lâmpadas em sua área. Já Araxá, conhecida pelas águas termais, conta com a Vila Noel, um presépio gigante montado na praça Governador Valadares.

Em Santa Catarina, parques, praças, monumentos e avenidas de Florianópolis, já estão nas cores do Natal. Em Blumenau, a Oktoberfest sai de cena na Vila Germânica para ser ocupada por uma outra festa, a Magia de Natal, que mantém atrações típicas da colonização alemã.

Em São Paulo, as opções natalinas vão da capital ao interior. Em Socorro, o Natal dos Sonhos harmoniza a atmosfera da festa com uma decoração feita de materiais recicláveis. Em Campos do Jordão, além da iluminação especial, atrações musicais movimentam ainda mais o destino que já é um dos mais visitados do Estado. Em Itu, como não poderia ser diferente, uma árvore gigante, com mais de 80 metros, foi erguida. Já na capital, a Avenida Paulista, a árvore de Natal do Parque Ibirapuera e os shoppings decorados estão entre as atrações mais visitadas (e clicadas) pelos fãs desta época do ano.

Em Curitiba, além da decoração do Natal Luz dos Pinhais, dos presépios, guirlandas e dos prédios, totalmente iluminados, a grande atração é a apresentação de um coral de crianças nas janelas do Palácio Avenida, no centro histórico da capital paranaense.

Em Itatiaia, interior do Rio de Janeiro, a única colônia finlandesa do Brasil tem um atrativo ímpar: a casa do Papai Noel. Na capital do Estado, a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas continua como principal símbolo de Natal da Cidade Maravilhosa.

NATAL AO QUADRADO
Para fechar o giro pelo Brasil, nenhum lugar melhor que Natal, claro. Na capital do Rio Grande do Norte, os turistas dividem-se entre praias de águas mornas, passeios nas dunas e noites festivas. A cidade, que foi fundada em 25 de dezembro, tem a Praça do Mirassol como um dos seus locais mais visitados no fim do ano. E não à toa, afinal, uma árvore com mais de 100 metros de altura foi montada lá. Nos arredores, turistas podem curtir a feira de artesanato que conta com várias lembrancinhas especiais para a época.

*Fonte: Ministério do Turismo

conteúdo original: https://bit.ly/2ExWWHuFonte: PANROTAS