Murphy “pausa” reabertura em NJ por conta do aumento da taxa de transmissão do Covid-19

O governador Phil Murphy disse na segunda-feira que está bombando nos intervalos da reabertura gradual de New Jersey após meses de ordens de bloqueio de coronavírus, já que a taxa de transmissão do estado subiu acima da marca-chave 1 pela primeira vez em 10 semanas.

Segundo o portal NJdotCom, Murphy não disse que está revertendo os passos que o Garden State já tomou, mas disse que “não vamos pular a arma em muito mais etapas de abertura agora”. “Estamos aqui agora”, disse o governador durante seu último briefing sobre coronavírus em Trenton. “Meu palpite é que estaremos aqui um pouco.” Nova Jersey está atualmente no estágio 2 de um plano de reabertura com várias frases que Murphy apresentou em maio. O governador acrescentou que as autoridades reiniciarão o processo se virem a taxa de transmissão do estado e a taxa de positividade diária diminuírem e permanecerem baixas.

Gov. Phil Murphy signs 3-month 'cuts and uncertainty' budget into law

O governador disse que a taxa de transmissão – o número de pessoas para as quais um residente infectado passa o COVID-19 – é uma das figuras-chave que os oficiais analisam para decidir como reduzir gradualmente as restrições. A taxa caiu para 0,70 no início de junho, mas subiu nos últimos dias. Agora está em 1,03, o que significa que todo residente infectado transmite o vírus a mais de uma outra pessoa. “Este é um sinal de alerta precoce de que, francamente, precisamos fazer mais”, disse Murphy. Uma vez que um hotspot de coronavírus, Nova Jersey viu seus números diários – novas mortes, novos casos e hospitalizações – caírem drasticamente nas últimas semanas. Com esses números caindo e a economia sofrendo, Murphy permitiu que lojas de varejo, shoppings cobertos, cassinos, parques de diversões e muito mais reabrissem nas últimas semanas – todos com limites de capacidade e outras diretrizes.

New Jersey on Twitter: "REOPENING TOMORROW, JULY 2, 2020:… "

O Estágio 2 continuou na segunda-feira, com acampamentos de verão, escolas de verão e cerimônias de formatura ao ar livre permitidas a retomada e o NJ Transit retornando a um horário de semana inteiro. Mas Murphy cancelou os planos de permitir que restaurantes e bares ofereçam refeições limitadas a partir de quinta-feira passada, citando números preocupantes de outros estados. Refeições ao ar livre ainda são permitidas. Então vieram as notícias de segunda-feira sobre a taxa de transmissão. Autoridades disseram que a razão para o aumento da taxa é uma mistura de mais empresas de interior reabertas durante o Estágio 2, bem como residentes trazendo o vírus de volta depois de visitar outros estados com novos casos. Eles disseram que não há evidências de que atividades ao ar livre em massa em praias, parques ou protestos tenham causado grandes picos nos casos.

Reopening NJ: Hoboken sees 2-day spike in COVID-19 cases; patients ...

Murphy também disse que as autoridades estaduais estão considerando exigir que as pessoas em Nova Jersey usem coberturas faciais enquanto estiverem ao ar livre. Atualmente, as máscaras são necessárias apenas quando você estiver dentro de casa em um local público. Mas Murphy disse durante uma entrevista na televisão no domingo que deveria haver um mandato nacional para usar máscaras sempre que alguém estiver em público, dentro ou fora de casa. “Estamos constantemente avaliando e reavaliando as recomendações que temos”, disse o governador durante o briefing de segunda-feira. “O vírus é muito menos letal ao ar livre, mas isso não significa que não seja letal”. Nova Jersey, um estado densamente povoado de 9 milhões de habitantes, registrou 15.229 mortes conhecidas atribuídas ao COVID-19 – 13.373 confirmadas em laboratório e 1.856 provável – com 173.611 casos conhecidos em pouco mais de quatro meses desde que o primeiro caso do estado foi anunciado em março 4) Na segunda-feira, autoridades relataram 20 novas mortes relacionadas ao vírus e 216 novos casos. Cerca de 1,3 milhão de residentes em Garden State solicitaram benefícios de desemprego, já que a pandemia continua a causar estragos na economia. Mas o número de trabalhadores que entraram na semana passada caiu 15%. // Fonte: NJdotCom.

Fonte: Brazilian Press