Museu de Artes Modernas celebra o intensivo trabalho de animação de “Pinocchio”

RCosta- Uma nova exibição de arte em New York celebra o trabalho intensivo de animação de stop-motion e muppets. “Crafting Pinocchio” apresenta sets e outras curiosidades do mundo surrealista e gótico criado pelo diretor Guillermo Del Toro na composição de seu último filme, o desenho animado “Pinocchio”.

A exibição será inaugurada no 2nd piso a partir de domingo, 11 de Dezembro, e fica a mostra até 23 de Abril de 2023. Visitantes poderão desvendar os mistérios, criatividade e dinâmica na criação do projeto que levou mais de 10 anos para ser concebido, através de sets usados no filme e imagens que demonstram o processo criativo.












Fotografias e uma mini instalação visual demonstram o processo de edição e coloração dos personagens, na sua grande maioria feitos de madeira, que foram manuseados pela equipe, passo a passo, em um processo que pode levar mais de 1 mes para ser finalizado uma única cena. Há também várias maquette de madeira, telas, desenhos, bonecos, muppets, uma esfera feita de aço, e detalhes na composição do humor e comportamento dos muppets.

Segundo o curador Ron Magliozzi, a idéia para a exibição surgiu quando ele foi convidado pela produtora de animação Shadow Machine para visitar o set de filmagens e ficou impressionado com o processo delicado e que exige muita concentração, paciência e ritmo. A equipe técnica são de Portland, Oregon, England e também Guadalajara no Mexico.

Inspirado pela magia e mistura de humano e robo/boneco nas histórias clássicas de Frankenstein e Pinocchio, o premiado diretor Del Toro concebeu um trabalho vigoroso que leva a sua marca registrada de entretenimento sombrio e que desafia o medo.

O MoMA, Museum of Modern Arts, fica localizado no 11 West 53rd Street em Manhattan, entre a 5th e 6th Avenues. Aberto diariamente das 10 da manhã as 5:30 da tarde. O filme “Pinocchio” também pode ser visto na sala de cinema do MoMA e estréia no NetFlix nesta sexta-feira dia 9 de Dezembro. Para detalhes visite www.MoMA.org

Fonte: Brazilian Press