Museus de SP terão entrada gratuita no aniversário da cidade

Para comemorar o aniversário de 465 anos cidade de São Paulo, que acontece em 25 de janeiro, uma série de museus e outros equipamentos culturais da capital paulista contarão com uma programação diferenciada. As exposições, workshops e intervenções que irão acontecer serão relacionadas à história, cultura e diversidade da cidade. Todos os estabelecimentos estarão abertos para a visitação até a meia-noite e a entrada será gratuita.

Segundo o secretário da Cultura, Sérgio Sá Leitão, um dos propósitos da iniciativa é estimular o uso dos estabelecimentos culturais pelos paulistanos.

“Queremos aproveitar a data para mostrar que São Paulo vive, pulsa e é cultura. Um dos principais objetivos da secretaria é incentivar que as pessoas conheçam e explorem suas cidades. Essa ação foi pensada como um presente para a cidade, que terá uma noite diferente: cultural, acessível, gratuita e com arte de qualidade”.

O secretário ainda agradeceu a cooperação das organizações sociais responsáveis pelos museus e a Secretaria de Transportes, pela mobilização dos sistemas do Metrô e da CPTM, que irão funcionar em horário especial, mantendo as operações de todas as linhas até 1h.

Divulgação

A Pinacoteca contará com food trucks e programação especial voltada para o público infantil.A Pinacoteca contará com food trucks e programação especial voltada para o público infantil.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL:

Confira abaixo os destaques na programação dos museus que farão parte do evento:

  • Museu da Imigração: Das 9h às 13h, o museu irá apresentar uma oficina de fotografia ministrada por Claudia Chedid. Às 14h, será exibido o filme Entrevilas, que mostra o cotidiano de vilas e as lutas operárias que marcaram a trajetória industrial de São Paulo.
  • Pinacoteca: Das 10h até a meia-noite, os food trucks Box Brother, Box da Fruta, Igual da Feira e Fogazza Sobre Rodas estarão no estacionamento do museu. Das 11h às 15h, o “Joga Junto” irá promover atividades educativas para as crianças. Às 18h, o auditório da Pinacoteca vai ser reinaugurado com um pocket show voz e violão de Zezé Motta.
  • Museu da Imagem e do Som (MIS): Das 11h à meia-noite, três blocos de carnaval – um deles voltado para crianças – vão comandar a festa. A programação do MIS também terá DJ’s, mostra de filmes e oficinas de maquiagem.
  • Museu Catavento: Além das atrações tradicionais, o “Espetáculo de Mágicas” irá apresentar ilusionismo, química, física e ilusão de ótica em apresentações às 11h30 e ás 15h30. A arte do aquarismo também será apresentada na exposição “Aquapaisagismo”. Outras intervenções tradicionais do museu, como o “Estúdio de TV”, também estarão disponíveis.
  • Museu da Diversidade Sexual: Entrará em cartaz a nova exposição “Plural 24h”, com fotografias e desenhos de 12 artistas que mostram situações rotineiras vividas por pessoas da comunidade LGBTI+.
  • Museu de Arte Sacra (MAS): Será inaugurada a mostra “Adagio”, do artista visual paulistano Allann Seabra. Também será aberta a exposição “O Sagrado na Arte Moderna Brasileira”, que reúne obras de artista modernos, populares e contemporâneos.
  • Museu da Casa Brasileira: O Museu contará com show do sambista Chocolatte e a Velha Guarda da Vila Maria. A partir das 20h, o Museu recebe Fizz Jazz, com seu swing e tradicional jazz. Os amantes da história da metrópole poderão ainda participar de visitas orientadas ao acervo com o Educativo MCB, acerca do tema “A casa paulista nas coleções do Museu”, em dois horários: às 18h30 e às 21h30. O Restaurante Santinho do MCB também participa da homenagem à cidade de São Paulo com um cardápio especial inspirado na gastronomia paulista.
  • Casa das Rosas: O equipamento cultural irá convidar os visitantes para um café da manhã e conversa sobre a relação de Haroldo de Campos e o romance Macunaíma, de Mário de Andrade.
  • Museu do Futebol :Das 10h às 17h serão promovidas na área externa do museu com brincadeiras, jogos, oficinas e atividades, além de recreadores realizando uma série de dinâmicas. Das 14h às 15h30, a atividade “Caixa Preta” vai desafiar os participantes a descobrirem quais objetos do universo do futebol estão dentro de uma caixa preta utilizando apenas o tato.

Fonte: PANROTAS