Na Serra Gaúcha, Sindepat Summit eleva a discussão sobre parques

Divulgação/Sindepat/Rafael Cavalli

Sindepat Summit em 2022 aconteceu na Serra Gaúcha

Sindepat Summit em 2022 aconteceu na Serra Gaúcha

Com mais de 300 profissionais participantes, a terceira edição do Sindepat Summit foi considerada pelo presidente do Sindepat, Murilo Pascoal, como a edição do “reencontro”. “Trabalhamos arduamente como associação para que não houvesse o colapso do setor de parques e atrações quando tivemos de fechar por meses, em 2020. Os resultados começaram a aparecer, por meio de medidas que contiveram as demissões, e seguem surgindo, como na semana passada, quando tivemos a conquista da desoneração fiscal federal por cinco anos. Estar aqui hoje, depois de tudo que enfrentamos, demonstra a resiliência do Turismo e a força do nosso setor. Estamos juntos e este é o primeiro de muitos reencontros que virão”, afirmou.

Realizado na semana passada no Wish Serrano, em Gramado, na Serra Gaúcha, o Sindepat Summit reuniu 26 empresas expositoras de 11 países, além do Brasil. Na plenária, priorizou temas nacionais e palestras técnicas. “Olhamos com atenção para o mercado nacional na escolha dos temas apresentados, como a análise do potencial dos parques naturais para o turismo, uma vez que a abertura de nosso evento ocorreu um dia depois da concessão do Parque Nacional do Iguaçu. Mostramos a transformação da Serra Gaúcha em polo de entretenimento nacional, com forte aposta nos parques e atrações, destacamos a importância da arquitetura de conteúdo e do master planning para revitalização de empreendimentos, por meio do case Parque Bondinho Pão de Açúcar, entre outros”, explicou a presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri.

Os 21 showcases apresentaram as novidades em produtos e serviços para o setor. De soluções tecnológicas a projetos e desenvolvimento de atrações ou parques inteiros, os showcases mostraram a relevância do Brasil para o mercado internacional. Na lista de showcases estiveram a Aquakita, AskSuite, CaptiVR, Cloward H2O, Doppelmayr/Garaventa, Felimana, Fluidra, Imply, Intamin, Jeff Ellis, Meka, MultiClubes, Planne, Polin WaterParks, Red Raion, Semnox, Speed Kids, WhiteWater e Zamperla, além do Ministério do Turismo.

NÚMEROS

  • Mais de 300 participantes
  • 26 empresas expositoras
  • 11 países representados
  • 21 showcases
  • 4 atrações e parques participantes das visitas técnicas
  • 80 participantes nas visitas técnicas

MTUR

Um dos destaques entre os showcases do Sindepat Summit foi o do Ministério do Turismo, que apresentou o Portal de Investimentos criado pela pasta e as condições para contratação de recursos do Fungetur. A representante do MTur, Cinthia Marques, falou sobre o que pode ser contratado com o Fungetur e quais são as exigências e condições das contratações. Na apresentação sobre o Portal de Investimentos, Cinthia destacou a base de dados de investidores incluída na ferramenta, bem como o cadastro de projetos e a divulgação de inteligência de mercado focada na atração de investimentos.

HOMENAGEM

A manhã do segundo dia do Summit foi marcada pelo momento mais emocionante do encontro, quando o CEO do Wet´n Wild, Alain Baldacci, ex-presidente do Sindepat, apresentou a retrospectiva do setor de parques no Brasil, misturando fatos históricos e acontecimentos pessoais. “Conquistei muitas coisas e perdi muitas delas. Posso garantir que nenhuma das minhas conquistas foi individual. Sempre encontrei apoio em nosso setor e isso foi decisivo para a criação da Adibra, há mais de 30 anos, e para a fundação do Sindepat, em 2003, quando o Brasil e nosso setor já viviam outro cenário”, explicou.

Foi Baldacci quem convidou ao palco Murilo Pascoal e Carolina Negri, do Sindepat, e a presidente da Adibra, Vanessa Costa, para entregarem juntos homenagem a Marcelo Gutglas, fundador do Playcenter e idealizador do Hopi Hari, considerado pioneiro do setor de parques e entretenimento no Brasil. “Quero agradecer ao Alain por essa apresentação tão corajosa e inspiradora. Se hoje os parques vivem este momento de expansão no país é graças ao caminho que você, Alain, com o Marcelo (Gutglas), nosso homenageado, abriram para muitos de nós”, disse o presidente do Sindepat.

AGENDA LEGISLATIVA

Como na edição anterior do Sindepat Summit, realizada em 2019, em Brasília, a associação apresentou a Agenda Legislativa, documento que reúne as pautas prioritárias do setor, em debate no Congresso Nacional. “Com a Agenda Legislativa, queremos dar nossa contribuição para auxiliar o trabalho parlamentar e de membros do Poder Executivo em questões referentes a nosso setor, gerador de emprego e renda e âncora do desenvolvimento de muitos destinos onde estão instalados”, explicou Pascoal. “O documento reúne o posicionamento do Sindepat, pautado em técnicas e dinâmicas da indústria de parques e atrações turísticas, em relação a diversos Projetos de Lei acompanhados por nosso Departamento de Relações Institucionais em Brasília.”

VISITAS TÉCNICAS

Oferecidas pela primeira vez na programação do Sindepat Summit, as visitas técnicas aos associados da Serra Gaúcha mostraram-se uma aposta bem-sucedida, com as vagas esgotadas uma semana antes da realização do evento. Ao todo, 80 participantes puderam conhecer detalhes das operações do Alpen Park e dos Bondinhos Aéreos, em Canela, e do Acquamotion e Snowland, em Gramado. “Vemos na troca de experiências entre os players outro dos importantes papéis de uma associação. No Sindepat, incentivamos isso e as visitas técnicas mostraram-se uma excelente oportunidade de benchmarking”, defendeu Carolina.

RODADAS DE NEGÓCIOS

Também novidade nesta edição do Summit, as rodadas de negócios tiveram o objetivo de possibilitar reuniões privativas entre os expositores e os visitantes. “Com esse espaço, criamos um ambiente convidativo para que as conversas pudessem evoluir para negociações e aquisições, de fato. Espero receber em breve notícias de parcerias realizadas em nosso evento, de contratos que começaram a ser desenhados lá”, disse Carolina. “Esse é o melhor resultado para um evento como o Sindepat Summit”, completou.

Confira abaixo fotos das empresas expositoras. As fotos são de Rafael Cavalli.

Fonte: PANROTAS