“Não venham”, alerta Biden a imigrantes que tentam entrar nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu na terça-feira (16) aos imigrantes que não tentem entrar no país. “Eu posso dizer claramente: não venham. Não deixem suas cidades ou comunidades”.

A declaração foi dada em entrevista à emissora de televisão ABC News no momento em que crescem as críticas ao governo pelo aumento na chegada de pessoas na fronteira com o México, incluindo milhares de menores de idade que viajam desacompanhados. Em fevereiro, cerca de 100 mil pessoas foram detidas na fronteira sul (incluindo 9.457 menores de idade não acompanhados), uma alta de 28% em relação a janeiro.

Na segunda-feira (15), oito imigrantes morreram em um acidente no sudoeste do Texas, na fronteira. As vítimas estavam em uma caminhonete que estava sendo perseguida pela polícia e colidiu de frente com outra picape perto de Del Rio, segundo autoridades. No começo do mês, outros 13 imigrantes morreram em um acidente entre uma SUV e um caminhão no sul da Califórnia. O veículo havia atravessado um buraco na cerca da fronteira, levava 25 pessoas e não era perseguido no momento da colisão.

O presidente americano rejeitou que sua decisão de acabar com a política de tolerância zero do seu antecessor, Donald Trump, causou pressão na fronteira e disse que houve aumentos semelhantes em 2019 e 2020. O democrata tem revertido muitas das mudanças implementadas por Trump e quer que o Congresso aprove uma ampla reforma migratória para abrir o caminho da cidadania para milhões de imigrantes sem documentos. Os republicanos criticam as medidas do novo governo e dizem que as políticas de Biden resultaram no forte aumento de migrantes que buscam entrar ilegalmente nos país.

Fonte: Brazilian Press