Pular para o conteúdo

Navios de cruzeiro com passageiros com COVID-19 recebem permissão para atracar na Flórida

Imagem: Holland America\Facebook

O navio de cruzeiro da Holland America, Zaandam, que está com passageiros doentes e o outro navio que o acompanha, Rotterdam, poderão atracar em Port Everglades hoje, após um acordo com as autoridades do estado.

Ao todo, os navios têm 1.250 passageiros. Mais de 300 americanos estão a bordo, incluindo 49 residentes da Flórida, muitos dos quais vivem no Condado de Broward.

A Carnival Corp., empresa controladora da Holland America e o Comando Unificado – que inclui a Guarda Costeira e o Gabinete do Xerife de Broward – discutiram sobre os detalhes, deixando incerto o destino dos navios até a manhã desta quinta-feira.

Trump pede que governador da FL receba navio com passageiros infectados por coronavírus

Por fim, os dois navios estão programados para atracar por volta de 1pm em Port Everglades.

O Zaandam e o Rotterdam chegaram às águas perto do Condado de Broward, cerca de quatro horas da manhã, e viajaram para o norte, fora do Condado de Palm Beach, e depois voltaram para o sul, disse Cliff Kolber, morador de Miramar, que está a bordo do Rotterdam com sua esposa.

O Zaandam deixou Buenos Aires em 7 de março para uma viagem de duas semanas pela América do Sul. A viagem estava originalmente programada para terminar no Chile em 21 de março, mas não pode atracar e desde então está navegando pelo Atlântico à procura de um porto para desembarque.

Impasse

O debate sobre se o Zaandam deveria atracar já dura mais de uma semana. Alguns comissários do condado hesitaram em deixar um navio com passageiros doentes entrar, e outros disseram que era uma crise humanitária internacional que precisava ser resolvida.

Inicialmente, o governador Ron DeSantis disse que não queria que os passageiros fossem “jogados” no estado, preocupado com a possibilidade de sobrecarregar os hospitais do sul da Flórida, que já têm um fluxo de pacientes gravemente enfermos.

Mas na quarta-feira, 1°, sob pressão, abandonou sua oposição, dizendo em uma entrevista que deseja “que todos estejam seguros”.

Na terça-feira, o presidente Donald Trump pediu que o governador aceitasse os navios entendendo que era desumano deixar os passageiros à deriva.

Quatro pessoas morreram no Zaandam, pelo menos duas delas pelo coronavírus. Outras nove testaram positivo e 179 apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe. Os corpos ainda estão a bordo do navio, mantidos em um necrotério.

Governador se opõe a deixar navio com 189 doentes atracar no sul da Flórida

Como será feito o desembarque

Nove passageiros serão transportados para um hospital local e 45 outros doentes com sintomas leves permanecerão a bordo. A Holland America Line colocará os estrangeiros em ônibus especialmente higienizados para levá-los a aviões fretados para a Europa e Austrália.

Mais de dez pessoas precisariam de cuidados críticos imediatos no Condado de Broward, e a Holland America já ouviu “de um parceiro local do sistema de saúde que eles os aceitarão para tratamento”, disse Erik Elvejord, porta-voz da Holland America em Seattle.

O Zaandam e o Rotterdam juntos têm 1.250 passageiros a bordo, incluindo 311 americanos de 19 estados; 52 deles são da Flórida – sendo nove do sul do estado. Há também quatro crianças menores de 12 anos a bordo.
Há mais navios de cruzeiro à deriva que enviaram solicitação aos EUA para atracar. Com informações da NBC e Sun Sentinel.

O post Navios de cruzeiro com passageiros com COVID-19 recebem permissão para atracar na Flórida apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News