Nikki Haley anuncia disputa com Trump na indicação presidencial pelo Partido Republicano

A ex-embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, iniciou na terça-feira (14) sua campanha para a indicação presidencial republicana de 2024, única candidata do partido até agora a disputar a vaga com o ex-presidente Donald Trump. “É hora de uma nova geração de liderança – redescobrir a responsabilidade fiscal, proteger nossa fronteira e fortalecer nosso país, nosso orgulho e nosso propósito”, disse Haley em vídeo, durante o anunciou da candidatura.

Ex-governadora de South Carolina, Nikki Haley, 51, serviu também como embaixadora da ONU durante o governo Trump de 2017 a 2018. Filha de imigrantes indianos proprietários de uma loja de roupas, Haley ganhou reputação no Partido Republicano como uma conservadora com capacidade de abordar questões de gênero e raça de maneira mais moderada do que a maioria de seus colegas de partido.

Lançar sua candidatura mais de 20 meses antes da eleição de novembro de 2024 dá a Haley mais chance de chamar a atenção do eleitorado e arrecadar fundos antes que o campo de batalha republicano cresça nas próximas semanas e meses. Mas pode também torná-la alvo de ataques do seu ex-chefe e atual rival, Donald Trump.

Uma pesquisa Reuters/Ipsos mostra que 4% dos republicanos registrados apoiam Haley. Trump recebeu apoio de 43% dos republicanos registrados na pesquisa realizada de 6 a 13 de fevereiro, enquanto 31% disseram apoiar o governador da Flórida, Ron DeSantis, que ainda não declarou sua candidatura.

Outros republicanos de destaque que pretendem concorrer em 2024 incluem o ex-vice-presidente Mike Pence, o senador americano Tim Scott, também de South Carolina, o governador de New Hampshire, Chris Sununu, e o ex-governador de Arkansas, Asa Hutchinson, entre outros.

The post Nikki Haley anuncia disputa com Trump na indicação presidencial pelo Partido Republicano appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA