NJ investiga relatos de casos de doença do legionário em Union County

O Departamento de Saúde de New Jersey (NJDOH) está investigando vários casos de pessoas com legionelose em Union County, disseram as autoridades. É uma doença causada por bactérias do gênero Legionella, que se propaga principalmente pela água e pelo uso de nebulizadores.

O Departamento tem conhecimento de 14 casos confirmados desta doença, incluindo um óbito, entre pessoas que vivem ou passam algum tempo neste concelho. A pessoa que morreu era um homem, na casa dos 60 anos, residente em Union County.

Os casos foram notificados ao Departamento entre 3 e 26 de fevereiro de 2021.

O Departamento de Saúde do estado está trabalhando com os Departamentos de Saúde locais em Union County para investigar.

“Esta é uma investigação em andamento. O risco para quem vive em Union County é muito pequeno ”, disse Judith Persichilli, comissária de saúde de New Jersey.

O comissário disse que, como precaução, o Departamento recomenda “que as pessoas que vivem em Union County e adoecem com sintomas respiratórios semelhantes à pneumonia, como febre, calafrios, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, visitem seu médico. ”

Como o aparecimento dos sintomas pode levar até duas semanas, o NJDOH recomenda que aqueles que desenvolverem os sintomas dentro de duas semanas de sua estada em Union County também procurem atendimento médico.

O NJDOH alertou os profissionais de saúde na área. A doença do legionário pode ser tratada com antibióticos.

O risco de doença do legionário entre os residentes de Union County ou visitantes recentes é baixo, disse o departamento. A maioria das pessoas saudáveis ​​expostas à bactéria Legionella não desenvolve a doença do legionário. Pessoas com mais de 50 anos, especialmente aquelas que fumam cigarros ou têm certas condições médicas, como sistema imunológico enfraquecido, doença pulmonar crônica ou outras condições crônicas de saúde, têm maior risco de contrair a doença do legionário.

O NJDOH recebe aproximadamente 250-350 notificações desta doença a cada ano.

A doença do legionário é um tipo de pneumonia (infecção pulmonar) causada por uma bactéria chamada Legionella. As pessoas podem pegar a doença do legionário respirando água pulverizada (gotículas) que contém a bactéria. Água em aerossol pode vir de torres de resfriamento (unidades de ar condicionado para grandes edifícios), banheiras de hidromassagem, nebulizadores de resfriamento, fontes decorativas e sistemas de encanamento. A doença do legionário não é transmitida de pessoa para pessoa.

Como parte da investigação em andamento, o Departamento está conduzindo investigações epidemiológicas e ambientais para identificar fontes potenciais de exposição à bactéria. Algumas fontes potenciais foram identificadas e a remediação começou nesses locais, mas outras fontes podem ser identificadas como parte da investigação em andamento. A pesquisa sobre esse tipo de agrupamento de legionários é complexa. Muitas vezes, não é possível determinar a origem da bactéria que infecta as pessoas.

Acesse https://www.nj.gov/health/cd/topics/legion.shtml e saiba mais.

Fonte: Brazilian Press