Nova caravana de migrantes chega ao México rumo à fronteira sul dos EUA

migrantes caravana fronteira sul méxico

Migrantes de Honduras chegam ao México. Foto: Reuters/Luis Echeverria.

Parte da nova caravana de migrantes que marcha rumo à fronteira sul chegou ao México.

Centenas de hondurenhos que deixaram seu país na segunda-feira, 14, conseguiu entrar no México na quinta-feira, 17, enquanto o resto da caravana de cerca de dois mil imigrantes continua sua jornada pela Guatemala.

Agora, o grupo soma mais de mil pessoas – vindas de Honduras, El Salvador, Nicarágua e Guatemala – e estão na cidade de Suchiate, no estado de Chiapas, que faz fronteira ao leste com a Guatemala.

Desta vez não houve confronto como ocorreu com a caravana de outubro do ano passado. De acordo com a imprensa local, os migrantes passaram pelas autoridades migratórias, se registraram e foram a um abrigo improvisado em um campo de futebol da cidade. O processo para conceder uma permissão especial ocorrerá dentro de cinco dias.

De acordo com o Instituto Nacional de Migración (INM), citado pelo jornal “Excelsior”, o grupo é composto por 969 adultos e 145 crianças e adolescentes. O jornal diz que o processo ocorreu “de forma legal e ordenada”.

Eles partiram na última segunda-feira de San Pedro Sula, em Honduras e fazem a mesma rota dos milhares de migrantes que partiram aos EUA no ano passado em caravanas diferentes. Cerca de 2.500 pessoas de caravanas anteriores continuam na cidade mexicana de fronteira de Tijuana, e mais de 7 mil retornaram a Honduras. Com informações da agência Reuters.

Essa onda de migrantes da América Central que tentam alcançar os EUA pela fronteira para pedir asilo têm se tornado um ponto de conflito no debate sobre a política imigratória.

Justamente para fechar a fronteira e impedir a entrada dos imigrantes no país, o presidente Donald Trump permanece inflexível em sua decisão de construir um muro. A disputa política mantém paralisado o governo federal americano há quase um mês.

O governo de Honduras calcula em torno de 13.000 hondurenhos que já partiram em caravanas do tipo. Pelo menos 7.270 retornaram a Honduras depois da ameaça de Donald Trump em não mais ajudar o país. Onze hondurenhos morreram durante a caminhada. Com informações da Reuters.

O post Nova caravana de migrantes chega ao México rumo à fronteira sul dos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News