Novo programa para rastrear grupos de imigrantes é lançado pelo DHS

O Departamento de Segurança Interna (DHS) lançou um novo programa com o objetivo de rastrear e prever melhor o movimento de grupos de migrantes que se dirigem para a fronteira sul.

A nova célula, relatada pela primeira vez pela NBC News, surge depois que a agência estava totalmente despreparada para um grupo de 30.000 migrantes haitianos que chegaram ao Texas ao longo de setembro, com cerca de 15.000 acampados sob uma ponte em Del Rio, Texas.

O programa deve entrar em operação no mês que vem, estabelecendo vigilância aérea do tráfego de caminhões e acampamentos de migrantes ao longo da fronteira, monitorando conversas nas redes sociais e aumentando a comunicação com outras agências de inteligência.

“O DHS desenvolveu recentemente um novo esforço analítico que combina a aplicação da lei e recursos de inteligência para melhorar nossa capacidade de preparação operacional para um grande número de migrantes que podem chegar ao longo da fronteira sudoeste”, disse a agência.

“Esta iniciativa crítica – que é liderada pelo Escritório de Inteligência e Análise do Departamento, Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), Imigração e Fiscalização Alfandegária dos EUA (ICE) e Guarda Costeira dos Estados Unidos fortalecerá os esforços existentes”, acrescentou, incluindo o combate a organizações criminosas que traficam drogas ilícitas e migrantes através da fronteira.

Um alto funcionário do DHS disse à NBC que o esforço foi direcionado para ajudar o departamento a entender para onde transferir recursos e para combater a desinformação dada aos migrantes que afirmam que eles serão capazes de permanecer nos EUA

Mas a execução do plano requer a adesão de vários países ao longo das rotas de migração, incluindo México, Guatemala, El Salvador, Honduras e Haiti.

O Panamá alertou os Estados Unidos em setembro que outro grupo de migrantes haitianos estimado em 27.000 poderia tentar chegar aos Estados Unidos no próximo mês.

 

Fonte: Brazilian Press