Novos sistemas tropicais no Atlântico colocam Flórida em alerta

À medida que o furacão Fiona se afasta das ilhas Turks e Caicos como um poderoso furacão de categoria 4, a recém-formada tempestade tropical Gaston ganha força e se aproxima do status de furacão sobre as águas do Atlântico Norte. Meteorologistas do National Hurricane Center (NHC) informaram nesta quarta-feira (21), que Gaston se move lentamente em direção ao Caribe e deixa a Flórida sob aviso.

Segundo o NHC, Gaston está localizado a 990 milhas a oeste dos Açores, com ventos máximos sustentados de 65 km por hora. O instituto, com sede em Miami, adianta que está previsto um “fortalecimento” da tempestade “durante os próximos dois dias.

Além de Gaston, outro sistema tropical no mar do Atlântico, o Invest 98-L, deve chamar a atenção do Sunshine State . De acordo com os especialistas, o Invest 98-L, está a centenas de quilômetros a leste das Ilhas de Barlavento, no Caribe, e mostra sinais de organização, indicando que provavelmente se transformará em uma depressão tropical. As chances de formação são de 70% em 48 horas, e 90% em cinco dias.

O meteorologista Adam Berg, da NBC6 News, disse que o fenômeno provavelmente se tornará a tempestade Hermine e, embora seja muito cedo para prever a rotar deste sistema , “todo o sul da Flórida deve estar vigilante”.

“Estes sistemas  tropicais estão muito consistentes, apontando que a tempestade em desenvolvimento seguirá em direção à costa sudoeste de Cuba”, informou Berg. Nesse ponto, continuou ele, a Flórida Keys, a costa oeste da Flórida e a Costa do Golfo devem entrar no itinerário do sistema tropical. “Invest 98-L pode ser um problema na próxima semana”.

Fonte: AcheiUSA