Numero de ilegais capturados entre outubro-novembro supera todo ano de 2020, alerta ex-juiz de imigração

Na última estatística chocante da fronteira sudoeste dos Estados Unidos com o México, os agentes de fronteira já prenderam mais atravessadores ilegais do que em todo o ano fiscal de 2020.

De acordo com o ex-juiz do tribunal de imigração Andrew Arthur, os 411.000 imigrantes ilegais pegos cruzando em outubro e novembro, o início do ano fiscal, também superaram os pegos em todos os anos fiscais de 2011, 2012, 2015, 2016, 2017 e 2018.

Understanding SCOTUS & Immigra-tion Detention (Learn More, Videos) - American Security Today

E é apenas um começo, disse Arthur, agora no Centro de Estudos de Imigração. “Por pior que sejam esses números de apreensão, eles só vão piorar quando os pedidos do CDC, emitidos de acordo com o Título 42 do Código dos EUA em resposta à pandemia do COVID-19, expirarem”, disse ele sobre o plano que foi pausado, mas não morto, por tribunais federais.

“Em março, o DHS estimou que até 18.000 estrangeiros por dia cruzariam a fronteira sudoeste ilegalmente assim que o Título 42 terminasse. Para colocar esse número em contexto, os agentes prenderam uma média de 6.875 estrangeiros por dia em novembro, um mês recorde para apreensões. Isso significa que o número de estrangeiros que cruzam a fronteira ilegalmente pode mais que dobrar”, acrescentou.

Fonte: Brazilian Press