Número de imigrantes que tenta atravessar a fronteira tem maior queda em dois anos

A travessia ilegal de imigrantes pela fronteira dos Estados Unidos com o México teve a maior queda em dois anos, segundo dados do U.S. Customs and Border Protection (CBP). Em junho, 99.545 indivíduos foram apreendidos, número não registrado desde fevereiro de 2021. Em maio, 204.506 pessoas foram presas na fronteira.

De acordo com o CBP, a redução se deve ao fim da medida sanitária Title 42, que acabou em 11 de maio, e que dificultou ainda mais as solicitações de asilo. “Nossos esforços para conter os imigrantes com a Title 8 (que entrou em vigor no lugar da Title 42) aliada a caminhos legais para facilitar processos imigratórios, colaboraram para essa redução significativa, não vista há dois anos. Continuamos atentos”, disse o agente do CBP, Troy Miller.

Outra razão apontada para a queda, é a criação de um aplicativo no qual o imigrante pode dar entrada no pedido de asilo. Ainda no México, os imigrantes marcam um horário com os agentes, passam por uma entrevista e aguardam para saber se poderão aguardar pelo processo nos EUA ou se serão deportados.

A Title 8, que está em vigor, deporta imigrantes não elegíveis para o asilo. Isso quer dizer que eles podem ser deportados com base nesta norma migratória usada há décadas. Ela permite deportar qualquer pessoa que entre no País sem visto ou documentação exigida, mas que não tem nenhuma relação com questões sanitárias. O imigrante fica impedido de pleitear asilo por cinco anos.

The post Número de imigrantes que tenta atravessar a fronteira tem maior queda em dois anos appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA