O Festival de Cinema de Miami retorna esta semana

Dois filmes com assuntos decididamente diferentes compartilham um ponto em comum: ambos capturam subculturas do sul da Flórida. Robert Requejo Ramos apresenta os caçadores de tubarões da década de 1970 em Miami Beach em seu documentário “South Beach Shark Club: Legends and Lore of the South Florida Shark Hunters”. Ramos foca suas lentes diretamente em histórias da vida real de um grupo de caras que viviam para pescar tubarão – e uma lenda em particular cuja obsessão é, desculpe o trocadilho, um conto de baleia. 

“Madame Pipi”, de Rachelle Salnave, se passa na atualidade e apresenta aos espectadores a vida dos atendentes de banheiro que trabalham nas casas noturnas do sul da Flórida. O filme mostra mulheres de ascendência haitiana carregando malas rolantes cheias de perfumes, laquês e balas para colocar nos banheiros. Elas trabalham apenas por gorjetas. A maior parte, se não todo, de seu dinheiro é enviada ao Haiti para ajudar suas famílias.

Os documentários estão entre os mais de 120 filmes apresentados no Festival de Cinema de Miami deste ano. De 4 a 13 de março de 2022, os espectadores podem escolher em dois locais de Miami: Silverspot Cinema, 300 SE Third St.; e o Tower Theatre Miami do Miami Dade College, 1508 SW Eighth St. 

Os dois filmes baseados no sul da Flórida se juntam a outros 16 em uma competição com júri para o Prêmio Knight Made in MIA, que é apoiado pela Knight Foundation e tem prêmios em dinheiro de $30,000 para o primeiro, $15,000 para o segundo e $10,000 para o terceiro. O critério para a categoria é que uma parte substancial do conteúdo do filme (história, cenário e local de filmagem) seja do sul da Flórida e use “sua história e tema para ressonância universal”.

Serviço
Evento: 39º Festival Anual de Cinema de Miami do Miami Dade College 
Quando: 4 a 13 de março de 2022 
Onde: Silverspot Cinema, 300 SE Third St., Miami; e Miami Dade College’s Tower Theatre Miami, 1508 SW Eighth St., Miami
Preço: $13 para admissão geral, $12 idosos com 65 anos ou mais; $10 para membros da Miami Film Society, veteranos e estudantes com ID. 
Ofertas virtuais: O preço padrão para filmes virtuais é $ 13; visite watch.eventive.org/miamifilmfestival2022 para detalhes 
Protocolos de segurança: Visite miamifilmfestival.com/locale/theaters-venues/#safety 
Informações: (305) 237-3456; miamifilmfestival.com

Fonte: AcheiUSA