O que aconteceria se Trump estender a suspensão da emissão do green card

Pamela Austin, recrutadora da Adventist Health Bakersfield na Califórnia, ofereceu trabalho a várias enfermeiras estrangeiras e acabou de terminar uma primeira rodada de entrevistas com outros 12 candidatos de diferentes cantos do mundo.

Enfermeiras estrangeiras preenchem uma lacuna em hospitais particulares que precisam de pessoal experiente, capaz de trabalhar em prontos socorros e unidades de terapia intensiva, disse Austin. Lugares que não podem ser preenchidos exclusivamente com enfermeiras americanas.

Esses lugares, no entanto, continuarão sençao forem m preenchimento se o presidente Donald Trump estender o período de 60 dias quando os green cards não forem aprovados, alegando que ele deseja proteger o mercado de trabalho americano em meio a da nova pandemia de coronavírus.

“Seria um grande revés”, disse Austin. “Temos essas lacunas e não há pessoas para preenchê-las.”

Trump diz que as medidas são necessárias no momento em que há um nível de desemprego que não se vê desde a depressão da década de 1930.

Ativistas imigrantes dizem que não são os únicos que se opõem à medida: eles também são questionados por apoiadores intransigentes de Trump, que dizem que a iniciativa não vai longe o suficiente.

A proposta “visa satisfazer interesses econômicos poderosos que buscam mão de obra estrangeira barata”, disse Dan Stein, presidente da Federação para a Reforma da Imigração Americana, em uma carta que enviou ao presidente na quinta-feira.

O Center for Immigration Studies, outro grupo de linha-dura, disse que a suspensão de 60 dias da entrega de residência “oferece pouco alívio aos americanos” e criticou a isenção para quem investe pelo menos US $ 900.000 nos Estados Unidos.

Carl Shusterman, advogado de imigração de Los Angeles que aconselha hospitais, disse esperar que a ordem de Trump isente as enfermeiras, que geralmente recebem residência.

O advogado de imigração de Houston, Raed González, disse que não acredita que a ordem terá um impacto muito grande, pelo menos no curto prazo, porque os pedidos de visto já haviam sido suspensos por embaixadas e consulados no mês passado em resposta à pandemia.

“Esta é uma encenação do governo, nada mais”, disse ele.

Outros ativistas preveem mudanças profundas se a medida se tornar permanente.

Doug Rand, co-fundador da Boundless, uma empresa que aconselha famílias e indivíduos sobre green cards, estima que 358.000 pessoas perderão a possibilidade de obter residência permanente a cada ano se a medida for estendida.

Os imigrantes da Ásia, América Central e Europa Oriental seriam os mais afetados.

Rand diz que Trump está usando a pandemia para provocar mudanças no sistema de imigração que ele não conseguiu impor pelo Congresso e pelos tribunais. A suspensão de 60 dias, ele argumenta, é um primeiro passo, para tornar a extensão mais aceitável.

“É bastante claro que o presidente Donald Trump usará seus poderes para estender o prazo de 60 dias repetidas vezes”, disse Rand.

O decreto se assemelha à legislação que Trump propôs sem sucesso em 2017 que teria reduzido a imigração legal, especialmente por meio de vistos de família, que o presidente descreve depreciativamente como “imigração em cadeia”.

No mês passado, o governo na prática suspendeu os asilos, ordenando a rápida expulsão de todas as pessoas que entram no país sem permissão. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças desta semana estenderam essa política até 20 de maio para proteger a saúde pública, afirmou.

Fonte: Brazilian Press