O que fazer no feriado de Finados: 8 cidades perto de São Paulo para um bate-volta perfeito!

O feriado de Finados está chegando! A data esse ano cai em uma quarta-feira, o que dificulta emendar e fazer uma viagem para mais longe. Que tal então um bate-volta para aproveitar o dia perto de São Paulo? Separamos lugares incríveis para você curtir o merecido dia de descanso de uma maneira diferente. A nossa lista tem dicas de destinos para todos os gostos, com cenários de natureza que prometem garantir momentos para relaxar.

O que fazer no feriado de Finados perto de São Paulo

A previsão do tempo diz que o dia 2 de novembro, no feriado de Finados, será repleto de chuvas. Ainda assim, se você quer fugir da monotonia de ficar largado no sofá em casa, essa é mais uma oportunidade de aproveitar para viajar e conhecer um lugar novo.

1. Guararema

A pequena cidade de Guararema está a 80 quilômetros de São Paulo, um pouco mais de uma horinha de carro, com muita beleza natural para se apreciar. O visitante poderá curtir as ilhas repletas de peixes e animais silvestres, além da variada concentração de espécies de mata nativa remanescentes da Mata Atlântica, tudo banhado por um rio límpido de águas calmas.

Há também igrejas que foram construídas em meados do século XVII, tombadas pelo Patrimônio Histórico, que preservam em seu interior mistério e curiosidades. Além disso, uma estação ferroviária do final do século XIX pode ser encontrada, de onde dá para avistar uma belíssima ponte de ferro inglesa da mesma época.

Não deixe de colocar na sua lista o Pau D’Alho, a Ilha Grande, a Pedra Montada e o Mirante, com uma paisagem panorâmica que até parece pintura! Guararema é um destino que permite curtir além dos pontos turísticos, os ótimos restaurantes com vistas sensacionais para a exuberante natureza.

Confira onde ficar em Guararema!

2. Holambra

Holambra é conhecida por ser a capital nacional das flores – já que fornece cerca de 45% das flores e plantas ornamentais comercializadas no país. A charmosa cidade está a cerca de 135 quilômetros da capital paulista e foi fundada por holandeses no final da década de 40, por isso não estranhe algumas semelhanças pelas ruas com a famosa Amsterdã.

É possível conhecer os campos de girassol e outras plantas que embelezam ainda mais o cenário natural por ali. A entrada nos campos é permitida somente com guias autorizados e credenciados, portanto pesquise antes de fechar. Além disso, aproveite para andar pelas ruas da cidade, que esbanjam uma arquitetura super fofa!

Reserve hotel em Holambra!

3. Embu das Artes

Mais perto da capital paulista a apenas 30 quilômetros ou 45 minutos de carro está a aconchegante Embu das Artes. Entre as lindas atrações está a Viela das Lavadeiras, um dos cantinhos mais charmosos da cidade. O local é muito agradável, às vezes com músicos tocando saxofone, o que embeleza ainda mais o ambiente repleto de lojinhas de artesanato e lugares para comer.

Depois de curtir todo o charme da viela com seus grafites e paredes coloridas, aproveite para conhecer também o centro histórico! O destino é uma boa pedida tanto para um domingo de sol como para um fim de semana inteiro em um lugar diferente, portanto pense bem se prefere um bate-volta ou dormir por lá e desbravar mais o destino – neste caso reserve a pousada com antecedência.

Veja opções de hotéis em Embu das Artes.

4. Socorro

Socorro é uma cidade no interior de São Paulo, a cerca de 140 quilômetros, e oferece atividades diferentes para fugir do agito das grandes metrópoles.

Entre elas está a Gruta do Anjo, uma formação rochosa com diversos túneis em que há um lago com águas cristalinas que atraem muitos visitantes. Ao todo são 3 mil metros quadrados, que podem ser conhecidos tanto andando como flutuando sobre as águas com os pedalinhos que há no local.

A gruta na verdade fica dentro da propriedade onde se encontra a Pousada do Anjo e a entrada custa R$ 30 que devem ser pagos somente em dinheiro. No valor está incluso o passeio ecológico com pedalinho, um charme à parte do passeio. Lembrando que não é permitido nadar, mas visitar o local é uma opção divertida para quem mudar de ambiente.

Além disso, a cidade oferece outras atrações legais para visitar como alambiques, pesqueiros, e ainda as modalidades de aventura famosas em Socorro. Há visitantes que gostam de fazer rafting, canoagem, rapel, tirolesa, escalada, quadriciclo, voo livre, parapente e muito mais!

Veja opções de hotéis com estadias baratas em Socorro.

5. Campos do Jordão

Campos do Jordão é um dos destinos queridinhos do Brasil, ótima opção o ano inteiro! É um lugar cercado pelo charme das montanhas, influenciado pela cultura europeia, cheio de restaurantes e atividades, inclusive em dias chuvosos.

A cidade paulista, cercada pelas montanhas verdes da região serrana, encanta há anos aqueles que decidem descobrir e redescobrir suas paisagens e atrações. Ótima para sair da rotina, respirar ar puro e ter contato com a natureza, Campos do Jordão é sempre uma experiência agradável e um destino que sempre tem novas coisas para fazer!

Confira hotéis em Campos do Jordão

6. São Roque

Um pouco mais perto da capital, a cerca de 70 quilômetros está a cidade de São Roque, muito procurada pelos turistas e principalmente pessoas que querem fazer a Rota do Vinho. A história conta que em meados do século XVII, o fundador da cidade ficou entusiasmado com as terras da região e decidiu investir na plantação de uvas e na produção de vinho.

O passeio permite ver de perto a história e tradição, por meio de adegas, vinícolas, e muito mais em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada. Prepare-se para degustar bons vinhos e deliciosos produtos típicos, além de visitar as produções de alcachofras e hortaliças trazidas pelos imigrantes europeus, que desenvolveram suas culturas na cidade.

Além disso, a cidade abriga uma reserva ecológica chamada Mata da Câmara, um parque municipal onde dá para curtir a vegetação natural da Mata Atlântica bem de perto. Entre as atrações turísticas de São Roque, estão também o Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital, a Estação Ferroviária, as Igrejas Matriz e de São Benedito, Largo dos Mendes, Morro do Cruzeiro, e muito mais!

Veja hotéis em São Roque!

7. Paranapiacaba

Se você gosta de cenários pitorescos e lendas urbanas, precisa conhecer a Vila de Paranapiacaba, que pertence à cidade de Santo André, a 60 quilômetros de São Paulo ou cerca de 1h20 de carro.

O clima por si só parece cenográfico, porém o que mais atrai os cerca de 250 mil turistas anualmente é o fenômeno natural do nevoeiro que praticamente todos os dias cobre misteriosamente o local. O ar de suspense dá ainda mais força para gravações de filmes de terror que às vezes são realizadas ali. Ver a chegada do denso nevoeiro é uma experiência única já que o céu muda drasticamente e a cidade fica toda coberta em questão de poucos minutos.

Além desta atração, o clima da cidade é muito gostoso e há outras coisas interessantes para conhecer, inclusive a história local. A vila foi construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários da empresa de trem durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860.

O pequeno vilarejo está no alto da serra mar e é rodeado por Mata Atlântica, preservando o acervo histórico cultural, arquitetônico, industrial, tecnológico e ambiental. Além disso, é tombado pelos conselhos de patrimônio federal, estadual e municipal.

Confira hotéis em Paranapiacaba.

8. Serra Negra

Com lindos parques, praças e jardins, um clima de montanha ricamente oxigenado e temperatura média de 20 graus, a cidade de Serra Negra é excelente para esse período do feriado. O destino, bastante procurado na Serra da Mantiqueira, oferece boas atrações, estrutura, restaurantes com boa gastronomia e passeios agradáveis em meio à natureza.

Há ecléticas programações com atrativos culturais para todas as idades. Entre cerca de 70 hotéis-fazendas, pousadas e centros gastronômicos de alta qualidade, a cidade ostenta como ponto forte um grande centro comercial de malhas e couros.

Os pontos de atração turística são variados, destacando-se das fontes de águas minerais, famosas por suas propriedades terapêuticas e roteiros rurais, além do Teleférico, Alto da Serra e Cristo Redentor, entre outros.

Reserve hotel em Serra Negra!


E você, vai dar uma passada em algum destes destinos? Comente e participe!

Fonte: Melhores Destinos