Onda de calor se intensifica no sul dos EUA, deixando mais de 55 milhões de pessoas em estado de alerta

Mais de 55 milhões de pessoas, do sul do Arizona à costa da Flórida, estão em estado de alerta diante da onda de calor que deve expandir seu alcance esta semana, trazendo temperaturas excepcionais de três dígitos. Avisos de calor excessivo, os critérios mais altos de alertas de calor, incluem Dallas, New Orleans e Baton Rouge, onde o índice de calor chegará a 120ºF. Espera-se que a onda de calor se intensifique, sem alívio à vista antes do início da próxima semana.

Enquanto isso, mais de 90 recordes de temperatura podem ser quebrados nos próximos dias, do Texas ao Missouri até a Flórida. “O calor e a umidade extremos aumentarão significativamente o potencial de doenças relacionadas ao calor, principalmente para aqueles que trabalham ou participam de atividades ao ar livre”, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia na segunda-feira (26).

Para agravar os efeitos perigosos da onda de calor, haverá temperaturas excepcionalmente altas durante a noite, que fornecerão pouco ou nenhum alívio do calor, disse o centro de previsão. As temperaturas não cairão abaixo de 80ºF à noite em muitas áreas como Dallas, New Orleans e Shreveport.

O calor extremo no Texas já contribuiu para pelo menos duas mortes no Parque Nacional de Big Bend na sexta-feira (24), onde as temperaturas atingiram 119ºF. O estado vive a onda de calor há mais de duas semanas. O Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas tem alertado os residentes a tomarem precauções para se protegerem da exaustão pelo calor e da insolação.

“Mantenha-se em local fresco, beba muita água, use roupas leves e limite atividades extenuantes ao ar livre”, disseram as autoridades, acrescentando que residentes idosos, crianças pequenas, pessoas com doenças crônicas e pessoas sem acesso a ar condicionado correm maior risco.

A cidade de New Orleans também alertou os moradores de que as altas temperaturas podem ser “ameaça à vida”. “A combinação de leituras do índice de calor acima de 110ºF e baixas matinais permanecendo bem acima do normal fornecerá pouco ou nenhum alívio para o corpo esfriar para aqueles sem acesso a ar condicionado ou centros de refrigeração”, disseram autoridades locais à imprensa.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, temperaturas escaldantes no sul estão sendo provocadas por uma “cúpula de calor”, que é criada quando uma crista de alta pressão se forma sobre uma área, prendendo o ar no interior à medida que as temperaturas esquentam – muitas vezes em níveis desconfortáveis ​​e até perigosos.

*com informações da CNN

The post Onda de calor se intensifica no sul dos EUA, deixando mais de 55 milhões de pessoas em estado de alerta appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA