PALM SPRINGS – O que há no Oeste dos Estados Unidos (nos 19 Estados do Texas em direção à Califórnia) que pode e deve atrair a atenção dos viajantes brasileiros, muito acostumados (e felizes) com a hospitalidade e as atrações da Costa Leste, especialmente a Flórida e Nova York?
Para os operadores brasileiros que participaram do Go West Summit 2025, em Palm Springs, na Califórnia, há muito potencial para atrair os viajantes do Brasil para a região, especialmente os que já conhecem bem a Costa Leste ou os que estão buscando por viagens de natureza, com roteiros de carro e visitas a cidades pitorescas e com culturas completamente diferentes da nossa.
Parques nacionais e naturais, pequenas cidades, roteiros de carro, incluindo motorhome, atrações únicas (como a Rota 66, que tem boa parte no Oeste dos Estados Unidos ou toda a peculiaridade do litoral banhado pelo Oceano Pacifico), esportes (do surfe ao esqui, passando por quilômetros e quilômetros de trilhas) e gastronomia (do churrasco texano aos frutos do mar do Oregon, das cervejas do Colorado ao vinho da Califórnia) são alguns dos atrativos que irão conquistar o viajante brasileiro mais explorador e que quer contato com a natureza e diferentes culturas.
Além disso, as grandes cidades também podem atrair os brasileiros e a partir delas os roteiros diferenciados se apresentam. De Dallas a Oklahoma, de Houston a Galveston, de Los Angeles a Palm Springs, de Las Vegas e San Francisco a Reno, de Denver às montanhas no verão (e não apenas para esquiar no inverno), de Seattle até a fronteira com o Canadá e as atrações de Vancouver, que também estiveram no Go West Summit.
Vale destacar também os grandes eventos que vêm por aí e que terão cidades do Oeste Americano: Mundial de Clubes Fifa 2025 (com Seattle e Los Angeles recebendo jogos), Copa do Mundo de 2026 (Dallas, Houston, Seattle, Los Angeles e São Francisco serão sedes), 100 Anos da Rota 66 (2026), 250 anos da Independência dos Estados Unidos (2026) e Olimpíada de 2028 (Los Angeles).
Vistos
O setor de vistos americano, inclusive, estimula que quem quiser participar desses eventos peça seus vistos ou renovações com antecedência. Não é preciso esperar até o ano do evento para pedir o visto.
Para 2025, os Estados Unidos esperam emitir 1 milhão a mais de vistos em relação a 2024, quando foram emitidos 11 milhões de vistos, um recorde histórico. Segundo apresentação durante o Go West Summit, há cerca de 50 milhões de pessoas no mundo com visto americano, além das outras tantas que não precisam de visto para entrar, como os países do Visa Waiver Program.
Brasil, Índia e México foram destacados como países que mais tiveram vistos emitidos em sua história no ano passado. Índia, cerca de 600 mil, Brasil cerca de 1,2 milhão e México quase dois milhões. Foi aprovado um aumento de funcionários consulares para a Colômbia, com o objetivo de acelerar os processos. A média de espera por uma entrevista é de cerca de dois meses no mundo, mas no Brasil a situação nunca esteve tão favorável.
Latinos no Go West Summit
Este ano, os latino-americanos retornaram com força ao Go West Summit, incluindo quatro operadores brasileiros (BWT, E-HTL, Orinter e ViagensPromo) e representantes de outros países, como Argentina, Colômbia e México. O evento passou a ter representação da AJ Reps, de Aydée Suárez Castiblanco, e também a parceria do US Commercial Service, representado pela especialista em Turismo no Brasil, Emanuelle De Nadal Luz. Emanuelle quer que o Go West Summit esteja no calendário anual dos operadores brasileiros. Em 2026, o evento ocorre de 31 de março a 4 de abril, em Las Vegas, no Rio Hotel and Casino.
Como a maioria dos destinos do Oeste não contam com representação no Brasil (nem mesmo os grandes Estados como Califórnia, Texas e Nevada), o evento serviu para contatos serem renovados ou iniciados. A maioria dos destinos e produtos era muito novo para os latinos e houve atualização sobre os carros-chefes também.
Confira abaixo, a opinião de Andressa Guiotto, da BWT, Audrey Francelino, da ViagensPromo, Gustavo Nappo, da E-HTL, e Jorge Souza, da Orinter.