Os perigos dos batons: saiba como escolher

Você sabia que ao usar batom, brilho ou protetor labial pode estar ingerindo, aos poucos, metais pesados e outros componentes tóxicos?

É preciso muita atenção na hora de escolher qualquer cosmético, mas, quando pensamos em batons, essa preocupação deve ser ainda maior. A nossa pele absorve tudo que entra em contato com ela, incluindo os diversos ingredientes químicos utilizados em produtos convencionais e, no caso dos lábios, a situação se agrava, já que a boca está diretamente ligada com o que ingerimos.

A maioria das mulheres usa batom todos os dias, as mais vaidosas retocam a cor em média 20 vezes e, embora seja recomendada muita atenção na hora de escolher os batons, segundo pesquisas, apenas 18,2% das mulheres escolhem seus batons pelos ingredientes. 

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, quem usa cosméticos regularmente acaba comendo o equivalente a mais de dois batons inteiros por ano.

Esse uso constante de batons convencionais feitos com metais pesados [ex. mercúrio (Hg), chumbo (Pb), níquel (Ni), etc.], e outros componentes tóxicos como parabenos, petrolatos, liberadores de formol, corantes e fragrâncias sintéticas, conservantes sintéticos, sulfatos, etc., gera um enorme risco para a saúde.

Veja algumas das consequências que você poderá sofrer a longo prazo:

Tumores de estômago e pulmão

Mal de Alzheimer

Intoxicação do sistema nervoso

Alergias e irritações

Infertilidade

Desequilíbrio no sistema hormonal e imunológico

Dermatites

Câncer, etc.

Então, vai continuar arriscando? Pense inteligente e escolha batons feitos sem tóxicos.

Para facilitar sua vida, opte por empresas que atuam com transparência e existem com propósitos que vão muito além do consumo, preocupando-se com o planeta e com o nosso bem-estar, usando fórmulas feitas com ingredientes naturais de extratos vegetais e minerais, que agregam diversos benefícios à nossa saúde e ainda respeitam os animais.

No Brasil já existem excelentes marcas de batons que são naturais, orgânicos, veganos, cruelty-free. non toxic, gluten-free e muito mais. Veja algumas opções:

Cativa Natureza

Baims

Simple Organic

Face It Natural

Nas fotos do post, estou usando o Batom Orgânico Natural Vegano da Cativa Natureza, Cor Imbuia. Ele possui textura levemente cremosa que se espalha facilmente sobre os lábios, deixando um acabamento aveludado. Contém óleos de Açaí e Girassol que proporcionam hidratação e nutrição evitando o ressecamento. Tem uma ótima duração!

Lembre-se, a beleza vem de dentro, não consuma de empresas que não se preocupam com a sua saúde. De nada adianta “se sentir” linda com um batom que lhe causará diversos malefícios.

Não se contente com o “esteticamente bonito”, seja consciente e exigente, pois a verdadeira beleza é inteligente. 

Um super beijo e até mais.

Fonte: AcheiUSA

Marcações: