Oscar 2020 acontece neste domingo (9) em Los Angeles

A 92ª edição da cerimônia de entrega do Oscar, uma das principais premiações de cinema do mundo, acontece no próximo domingo (9), no Teatro Dolby, em Los Angeles. A lista da Academia de Artes e Ciências e Cinematográficas de Hollywood inclui o filme sul-coreano “Parasita” vencendo como melhor filme; Sam Mendes (“1917”) como melhor diretor; Joaquim Phoenix (“Joker”) como melhor ator; e Renée Zellweger (“Judy””) como melhor atriz.   

Um dos destaques na disputa pela estatueta mais cobiçada do universo cinematográfico é o longa “Joker”, que concorre em 11 categorias: filme, ator (Joaquin Phoenix), direção (Todd Phillips), roteiro adaptado, maquiagem e cabelo, figurino, mixagem de som, edição de som, trilha original, edição e fotografia.   

Já na sequência aparecem “Once Upon a Time in Hollywood”, “1917” e “The Irishman”, com 10 indicações cada. Outro destaque é a atriz Scarlett Johansson, indicada como melhor atriz (“Marriage Story”).

Na categoria melhor documentário, o Brasil será representado pelo filme “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa. A produção foi lançada pelo Netflix em junho passado e narra a ascensão e queda do PT e o processo de impeachment de Dilma Rousseff. A obra concorrerá com “American Factory”, “The Cave”, “For Sama” e “Honeyland”.   

Os astros Jonathan Pryce e Anthony Hopkins concorrem, respectivamente, como melhor ator e ator coadjuvante por suas interpretações de Francisco e Bento XVI em “Dois Papas”, de Fernando Meirelles. O longa ainda disputa o prêmio de melhor roteiro adaptado. (Com informações da Agência ANSA)

Fonte: AcheiUSA