Oscar da aviação traz as melhores companhias aéreas do mundo, com duas brasileiras no top 50

A tradicional premiação ‘World Airline Awards’ da consultoria Skytrax, considerada como o Oscar da indústria da aviação, teve os seus vencedores da edição 2023 revelados hoje, em uma cerimônia em Paris . E quem ficou em primeiro lugar no ranking das melhores companhias aéreas do mundo foi a Singapore Airlines.

A Skytrax analisou a avaliação de mais de 20 milhões de passageiros de mais de 325 companhias aéreas entre setembro de 2022 a maio de 2023. Duas companhias brasileiras entraram no top 50.

As melhores companhias aéreas do mundo

Nos 23 anos de história do prêmio, está é a quinta vez que a Singapore Airlines é considerada a melhor companhia aérea do mundo. No ano passado, ela havia ficado em segundo lugar, com a Qatar Airways em primeiro – as posições se inverteram na premiação de 2023.

Confira a seguir o top 20 do World Airline Awards 2023:

1. Singapore Airlines
2. Qatar Airways
3. ANA All Nippon Airways
4. Emirates
5. Japan Airlines
6. Turkish Airlines
7. Air France
8. Cathay Pacific
9. EVA Air
10. Korean Air
11. Hainan Airlines
12. Swiss International Air Lines
13. Etihad Airways
14. Ibéria
15. Fiji Airways
16. Vistara
17. Qantas Airways
18. British Airways
19. Air New Zealand
20. Delta Air Lines

Melhor companhia aérea da América do Sul

Se o Brasil não contou com nenhuma companhia entre as melhores do mundo no top 20, ao menos pode se orgulhar de ter a melhor companhia da América do Sul, título concedido para a Latam pelo quarto ano consecutivo, de acordo com a avaliação dos passageiros.

No quadro geral das melhores companhias do mundo, aliás, a Latam ficou na 45ª colocação. Já a Azul conquistou a 48ª posição. Confira o top 100 aqui no site oficial da premiação.

Outras premiações

O Oscar da aviação trouxe várias outras premiações, com destaque novamente para a Singapore Airlines quando o assunto é principalmente a primeira classe. Afinal, além de ter sido reconhecida como a melhor companhia aérea do mundo e também da Ásia, levou o prêmio de Melhor Primeira Classe do Mundo, Melhor Assento de Primeira Classe do Mundo e Melhores Serviços de Conforto de Primeira Classe do Mundo.

A Qatar Airways mostrou todo o seu domínio na classe executiva, ganhando os prêmios de Melhor Classe Executiva do Mundo, Melhor Lounge da Classe Executiva do Mundo (o lounge Al Mourjan no Aeroporto Internacional de Hamad), Melhor Restaurante de Lounge de Classe Executiva do Mundo, além de ter sido votada como a Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio.

O prêmio de Melhor Classe Econômica do Mundo ficou com a Japan Arlines; já a EVA Air levou o título de Melhor Classe Econômica Premium do Mundo.

Uma novidade na premiação desse ano foi a categoria Companhia Aérea Mais Familiar do Mundo, que ficou nas mãos da Air Canada. Foram avaliadas as políticas de assentos familiares, instalações dedicadas para check-in familiar, embarque prioritário, refeições infantis, entretenimento a bordo específico para crianças, bagagem despachada gratuita e outras características.

Confira aqui todas as categorias do prêmio e seus vencedores.


O que você achou da premiação da Skytrax? Para voar com as companhias aéreas com os melhores preços, você já sabe né? Só baixar o app do Melhores Destinos para receber em primeira mão todas as promoções de passagens aéreas.

Fonte: Melhores Destinos