Pacote de medidas contra imigrantes proposto por DeSantis é aprovado pelo Senado da Flórida

Um pacote de medidas anti-imigrantes proposta pelo governador Republicano Ron DeSantis pode virar lei na Flórida. Na sexta-feira (28), a Bill 1718 foi aprovada pelo Senado de maioria republicana por 27 votos a 10. Agora o projeto segue para a Câmara.

A proposta visa limitar a circulação de imigrantes indocumentados no Estado e prevê penalidades, inclusive prisão, para quem transportar ou dar abrigo para imigrantes sem status. 

Além disso, o pacote de medidas prevê que hospitais solicitem informações sobre o status imigratório de pacientes. Carteiras de motoristas de outros estados não serão mais aceitas na Flórida e cartões de identificação emitidos para imigrantes indocumentados também serão proibidos no Estado.

A proposta prevê ainda que empregadores ampliem o uso do E-Verify – sistema governamental que verifica se o empregado tem autorização de trabalho. Estudantes universitários sem status não poderão se candidatar a bolsas de estudo.

De acordo com o governador Ron DeSantis o objetivo e “desmotivar a vinda de imigrantes indocumentados para a Flórida”. “E a Flórida vai lutar contra a crise criada por Biden na fronteira”.

Na opinião do senador Democrata Shevrin Jones, essa lei é desumana. “O governador e os senadores republicanos acabaram de mostrar que estão mais focados em atacar e transformar imigrantes em vilões em vez de priorizar o que realmente importa”, disse Jones.

Para a advogada de imigração Renata Castro, se virar lei, a proposta deve ser barrada por um juiz, já que diversas medidas são inconstitucionais. “DeSantis quer aterrorizar os imigrantes, mas não acredito que essa lei será aplicada, já que diversos aspectos da lei estão previstos como direitos na Constituição”.

De acordo com o Migration Police Institute, a Flórida tem hoje 772 mil imigrantes indocumentados.

The post Pacote de medidas contra imigrantes proposto por DeSantis é aprovado pelo Senado da Flórida appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA