Papo De Natal – Sem medo de engordar

Todo ano muitas coisas se repetem, coisas boas e coisas ruins. Uma das coisas ruins que se repetem todo Natal é o medo de engordar e a perda de tempo se preocupando de forma errada com isso. Nestes anos trabalhando com nutrição e exercício percebo também um comportamento repetitivo nas pessoas que têm esse medo de engordar.

Todas essas pessoas não fizeram nada durante o ano para mudar esse panorama. Durante todo ano continuaram fazendo dietinhas malucas, comendo errado, sendo sedentárias. Para essas pessoas pode até ser que engordem muito no Natal e no Ano Novo, mas isso ocorre porque já estavam em um processo de acúmulo de gordura e não apenas porque comeram mais em dois dias no ano.

Se você está se perguntando por quê isso acontece, a resposta é bem simples. Muitos alimentos que são ingeridos diariamente podem viciar e as pessoas comem mais do que precisam para ficarem satisfeita. E comem mais do que precisam porque durante muitos anos mantiveram hábitos alimentares errados. Por exemplo comer até sentir a sensação de estarem “cheias” e não satisfeitas. Comem até que não caiba mais alimento no estômago. Isso é muito errado porque sempre irá caber mais na próxima refeição, pois o estômago se dilata.

O estômago de uma pessoa adulta de tamanho médio tem entre 700ml e 1000ml, mas o estômago de uma pessoa obesa, muito obesa, pode ter até 4000ml. Sim 4 litros. Isso acontece porque a pessoa se acostumou a sempre comer até se sentir cheia. Claro que não é a única razão, mas é a razão do sucesso das cirurgias bariátricas. Simplesmente se a pessoa comer muito logo depois de uma cirurgia bariátrica ela morre e por muito tempo só consegue comer pouco. E é assim que emagrecem. Mas, não se iluda se a pessoa voltar a comer da mesma forma que antes, ou seja, até se sentir cheia irá engordar tudo novamente.

Então meu desejo de Natal para todos vocês é que não exista esse sentimento, esse medo de engordar e que todos possam aproveitar esse momento com a família, com os amigos ou consigo mesmo. Brindando e compartilhando alimento e amor. Feliz Natal!

O post Papo De Natal – Sem medo de engordar apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News