Para onde os brasileiros podem viajar? Confira a lista de países abertos atualizada

Quais os países abertos para os brasileiros atualmente? Estamos acompanhando a lista de países com as fronteiras abertas desde o início da pandemia. O número é atualizado constantemente, já que as regras mudam todos os dias, a lista foi atualizada pela última vez no dia 8 de setembro.

As restrições de viagens durante a pandemia de Covid-19 afetaram os planos de muitos turistas. Embora os Estados Unidos e algumas nações da Europa tenham suspendido temporariamente a entrada de brasileiros e/ou passageiros com estadia recente pelo Brasil, muitos países já aceitam brasileiros vacinados ou mesmo sem vacina.

Países abertos para brasileiros

Neste momento são mais de 100 países abertos para os brasileiros. Nesse post detalharemos as regras das nações mais importantes e procuradas pelos viajantes do Brasil no mundo todo. Vale destacar que antes de reservar sua viagem é importante confirmar as informações atuais nos sites governamentais, já que as mudanças podem ocorrer a qualquer momento.

Istambul, Turquia

Atenção! As informações acima sofrem constante atualização e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. O Melhores Destinos é um site jornalístico, que apenas divulga as informações do mapa da IATA, e não se responsabiliza pelo conteúdo. Antes de reservar seu voo, consulte a representação consular do destino e a companhia aérea.

Países abertos aos brasileiros na Europa

🇦🇱 Albânia

Atualizado em 08/09/2021: Todas as restrições de entrada na Albânia foram suspensas em 1º de julho de 2020, permanecendo as regras pré-pandemia. Brasileiros podem viajar para a Albânia como turistas, sem visto.

Exigências: Apresentar uma das seguintes documentações:

  • certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes da chegada;
  • teste de antígeno realizado no máximo 48h antes da chegada
  • RT-PCR até 72h antes da chegada;
  • certificado de recuperação de Covid-19 há no máximo 6 meses antes da chegada.

🇩🇪 Alemanha

Atualizado em 20/08/2021: A partir do próximo dia 22 de agosto, brasileiros com vacinação completa contra a Covid-19 há pelo menos 14 dias com os imunizantes da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen poderão viajar novamente para a Alemanha a turismo. Leia aqui mais detalhes sobre a reabertura da Alemanha aos brasileiros.

Crianças que ainda não completaram doze anos de idade e ainda não foram vacinadas poderão entrar apresentando um teste negativo (RT-PCR ou de antígeno) acompanhadas dos pais ou responsáveis vacinados. Crianças que ainda não completaram seis anos de idade não precisam de teste.

É necessário realizar o registro digital de entrada. O comprovante de vacinação será exigido pelas companhias aéreas e pelas autoridades imigratórias, devendo estar em inglês, alemão, francês, espanhol ou italiano.

🇦🇲 Armênia

Atualizado em 03/09/2021: A Armênia reabriu as fronteiras para turistas estrangeiros em 14 de agosto, porém suspendeu a emissão do visto na chegada (visa on arrival).

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19 realizado até 72h antes da chegada em inglês, armênio ou russo ou certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes da chegada (neste caso será realizado um exame RT-PCR na chegada, seguido de quarentena até o resultado, às custas do passageiro). As regras não se aplicam a menores de 1 ano.

🇧🇪 Bélgica

Atualizado em 01/09/2021: A partir 1º de setembro de 2021 os brasileiros que estejam completamente vacinados com uma das seguintes vacinas há pelo menos 14 dias podem entrar na Bélgica a turismo: Pfizer-BionTech; Moderna; AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield); Janssen.

É necessário que o certificado atestando a vacinação seja emitido pelo ConecteSUS em inglês. Além disso é preciso preencher o formulário Public Health Passenger Locator Form e submetê-lo de forma eletrônica nas 48h que antecedem a chegada na Bélgica.

Na chegada é obrigatório realizar um teste RT-PCR no 1º ou 2º dia e aguardar o resultado em quarentena. Com informações da Embaixada da Bélgica no Brasil.

🇭🇷 Croácia

Atualizado em 12/07/2021

Exigências: Apresentar resultado negativo em teste RT-PCR realizado até 48h antes da chegada, preencher os formulários “Enter Croatia Form” (a ser submetido online antes da partida) e “Passenger Locator Form” (a ser apresentado na chegada). Brasileiros viajando a turismo devem ter acomodação confirmada e estão sujeitos a quarentena obrigatória de 14 dias, que poderá ser reduzida mediante resultado negativo em teste RT-PCR no 7º dia de isolamento (mais detalhes aqui).

🇪🇸 Espanha

Atualizado em 30/08/2021: A Espanha reabriu suas fronteiras aos turistas brasileiros vacinados desde o dia 24 de agosto de 2021.

Exigências: Turistas totalmente imunizados com as vacinas Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca, Sinovac e Coronavac/Butantã não precisarão apresentar RT-PCR ou fazer quarentena (não se aplica a menores de 12 anos). A segunda dose ou dose única deverá ter sido aplicada pelo menos 14 dias antes do embarque. Também será necessário preencher o formulário Spain Travel Health. Depois de preenchido, basta apresentar o QR code no momento do embarque e na chegada à Espanha.

🇫🇮 Finlândia

Atualizado em 30/07/2021: A Finlândia voltou a admitir brasileiros vacinados desde o dia 25/07/21.

Exigências: Apresentar certificado de vacinação completa das seguintes vacinas: Pfizer-BionTech; Spikevax ( Moderna); Vaxzevria (AstraZeneca); Janssen; Sinopharm; Covishield; ou Coronavac.

A última dose (ou única, no caso da Janssen) deve ter sido administrada há pelo menos 14 dias antes da chegada e o certificado de vacinação deverá constar nome, sobrenome, data de nascimento, nome da vacina, data da(s) vacinação (ões) e confirmação de autenticidade (assinatura, carimbo ou outro tipo de comprovação).

🇫🇷 França

Atualizado em 20/07/2021: A França reabriu apenas para brasileiros vacinados.

Exigências: Como somente brasileiros totalmente vacinados podem entrar, é preciso apresentar o comprovante de vacinação, que comprove ter recebido a dose única da vacina Janssen há pelo menos 28 dias antes da chegada ou 7 dias da segunda dose antes da chegada para as vacinas AstraZeneca, Covishield, Moderna ou Pfizer-BioNTech. A Coronavac, por enquanto, não está na lista de vacinas aprovadas pela Agência Europeia, apesar de já ter sido liberada pela Organização Mundial de Saúde e estar em fase final de análise pela EMA.

Passageiros que tenham recebido a primeira dose da AstraZeneca, Covishield, Moderna ou Pfizer-BioNTech há pelo menos 7 dias antes da chegada, mas com infecção prévia por Covid-19 comprovada (laudo médico), também estão autorizados a viajar para a França (saiba mais).

🇮🇪 Irlanda

Atualizado em 30/08/2021

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h antes da chegada (não se aplica a menores de 12 anos). Passageiros devem permanecer em quarentena de 14 dias em hotel designado (confira a lista aqui), às suas custas. Passageiros totalmente vacinados com Pfizer-BioNTech há pelo menos 7 dias antes da chegada; com Moderna ou Janssen há pelo menos 14 dias antes da chegada; ou AstraZeneca há pelo menos 15 dias antes da chegada; ou ainda recuperados da Covid-19 nos últimos 180 dias com laudo médico, estão isentos da quarentena. Todos maiores de 16 anos devem preencher o formulário “Passenger Locator Form” (saiba mais aqui).

Brasileiros não vacinados precisam apresentar reserva em hotel de quarentena (mais detalhes aqui).

A Irlanda está reaberta para viajantes brasileiros

A Irlanda está reaberta para viajantes brasileiros, mas exige quarentena

🇮🇸 Islândia

Atualizado em 30/07/2021: Brasileiros vacinados podem viajar para Islândia.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo, em dinamarquês, inglês, islandês, norueguês ou sueco, realizado até 72h antes do embarque (não se aplica a menores de 16 anos). Preencher o formulário “Preregistration for visiting Iceland” antes da chegada. Brasileiros devem ainda apresentar o comprovante, em dinamarquês, inglês, islandês, norueguês ou sueco,  de que estão totalmente vacinados há pelo menos 14 dias antes da chegada (saiba mais). Brasileiros estão ainda sujeitos a um teste RT-PCR na chegada e quarentena de 10 dias (saiba mais).

🇱🇮 Liechtenstein

Atualizado em 31/08/2021: O pequeno principado de Liechtenstein segue as mesmas regras da Suíça, e está liberado para brasileiros vacinados.

Exigências: Turistas totalmente imunizados há no máximo 12 meses com as vacinas Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca, Sinovac e Coronavac/Butantã não precisarão apresentar RT-PCR ou fazer quarentena (saiba mais). Porém quem tiver tomado a vacina da Janssen deverá aguardar o 22º dia após a aplicação da dose única da vacina para o embarque. Passageiros recuperados da Covid-19 há até quatro semanas (com teste positivo para provar) podem entrar com apenas a primeira dose de uma das vacinas acima.

Menores de 16 anos estão isentos de comprovação de vacinação ou teste se viajando com seus pais ou responsáveis legais vacinados. Todos precisarão preencher um formulário com informações de contato e o local de hospedagem.

🇵🇹 Portugal

Atualizado em 01/09/2021:  Portugal reabriu dia 1º de setembro para os turistas brasileiros, mesmo os não vacinados.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR realizado até 72h antes do embarque ou de antígeno até 48h antes do embarque (não se aplica a menores de 12 anos). Sobre os testes rápidos, apenas são admitidos os que constem da lista comum para despiste da doença Covid-19 aprovados pelo Comitê de Segurança da Saúde da União Europeia, devendo os comprovativos indicar: identificação do cidadão, o tipo e nome do teste, fabricante, data, hora e local (incluindo o país) do exame, resultado do teste, nome do laboratório e número de autenticação. Na página da SNS24 há como saber os testes antígenos aceitos. Preencher o formulário “Passenger Locator Card (PLCe)“.

🇨🇿 República Tcheca

Atualizado em 03/09/2021: A partir 1º de setembro de 2021 os brasileiros que estejam completamente vacinados com uma das seguintes vacinas há pelo menos 14 dias podem entrar na República Tcheca a turismo: Pfizer-BionTech; Moderna; AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield); Janssen.

Exigências: Apresentar certificado de vacinação (veja como emitir o seu pelo ConecteSUS em inglês. Além disso é preciso preencher o formulário “Entry Form antes da chegada.

🇷🇸 Sérvia

Atualizado em 14/07/2021: Desde 22 de maio de 2020 a Sérvia está aberta para turistas. Brasileiros podem viajar para a Sérvia sem visto.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR ou teste rápido de antígenos com resultado negativo realizado até 48h antes da chegada (não se aplica a menores de 12 anos). Recuperados da Covid-19 há no mínimo 14 e no máximo 180 dias, com laudo médico, estão Passageiros sujeitos a quarentena de 10 dias na chegada e novo teste (mais detalhes aqui).

🇨🇭Suíça

Atualizado em 08/09/2021: Atenção! A Suíça aprovou em 08/09/21 nova regra que pode inviabilizar o turismo de brasileiros.

Exigências: Turistas totalmente imunizados há no máximo 12 meses com as vacinas Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca, Sinovac e Coronavac/Butantã não precisarão apresentar RT-PCR ou fazer quarentena (saiba mais). Porém quem tiver tomado a vacina da Janssen deverá aguardar o 22º dia após a aplicação da dose única da vacina para o embarque. Passageiros recuperados da Covid-19 há até quatro semanas (com teste positivo para provar) podem entrar com apenas a primeira dose de uma das vacinas acima.

Menores de 16 anos estão isentos de comprovação de vacinação ou teste se viajando com seus pais ou responsáveis legais vacinados. Todos precisarão preencher um formulário com informações de contato e o local de hospedagem.

🇺🇦 Ucrânia

Atualizado em 27/08/2021: A Ucrânia reabriu as fronteiras em 28 de setembro, dividindo as nacionalidades em “zona verde” (países com poucos casos e que não precisam de quarentena) e “zona vermelha”, onde a quarentena é obrigatória. O Brasil está na zona vermelha. Consulte mais informações sobre as exigências da Ucrânia.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h antes da chegada ou certificado de vacinação total contra Covid-19 com as vacinas AstraZeneca, Janssen, Moderna, Pfizer-BioNTech, Sinopharm ou Sinovac (não se aplica a menores de 12 anos). É necessário seguro saúde com cobertura para Covid-19. Passageiros não vacinados devem instalar o aplicativo Vdoma no celular. Passageiros que tenham estado nos 14 dias anteriores na Índia ou Rússia estão sujeitos a quarentena (mais detalhes aqui).

Países abertos aos brasileiros nas Américas

🇦🇼 Aruba

Atualizado em 03/09/2021

Exigências: Apresentar teste HDA, NEAR, RT-LAMP, RT-PCR ou TMA negativo para Covid-19 realizado até 72h antes do embarque (menores de 12 anos isentos) ou realizar um teste na chegada pré-pago (custo de US$ 75). Os formulários “Health Assessment” e “ED card” deverão ser preenchidos e enviados até 72h antes do embarque, ele irá gerar uma autorização de viagem que deverá ser apresentada no check-in. É necessário baixar e instalar o aplicativo Aruba Health App. Possuir seguro sáude com cobertura para Covid-19 (saiba mais). Passageiros sujeitos a novo teste RT-PCR na chegada, às suas custas.

🇧🇸 Bahamas

Atualizado em 12/07/2021: A partir do dia 1º de maio passageiros com certificado de vacinação para coronavírus não precisarão apresentar teste RT-PCR.

Exigências: Apresentar teste NAAT, PCR, RNA, RT-PCR ou TMART-PCR negativo para Covid-19 emitido até 5 dias antes da chegada (menores de 11 anos são isentos). O resultado do teste deve ser enviado junto com o formulário preenchido do Bahamas Health Visa Card, além de ser apresentado impresso na chegada.

Passageiros com comprovantes de vacinação das vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna ou Pfizer-BioNTech, com a segunda dose (se aplicável) tendo sido tomada há pelo menos 14 dias, estão isentos de apresentar teste RT-PCR. Passageiros com trânsito no Haiti não serão admitidos.

🇧🇧 Barbados

Atualizado em 26/07/2021: Barbados suspendeu a isenção de visto para brasileiros, que agora devem solicitar o visto antes da viagem.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19, em inglês, realizado até até 3 dias antes da chegada (menores de 5 anos acompanhados de seus guardiões legais estão isentos). O formulário “Immigration/Customs Form” deve ser preenchido e apresentado na chegada. Passageiros sujeitos a novo teste RT-PCR na chegada e quarentena (saiba mais aqui).

🇧🇿 Belize

Atualizado em 12/07/2021: Belize reabriu oficialmente para o turismo em 1º de outubro de 2020.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19 realizado até 96h ou teste rápido de antígeno realizado até 48h antes do primeiro embarque da jornada (menores de 5 anos isentos). Passageiros totalmente vacinados há pelo menos 14 dias antes da chegada com as vacinas AstraZeneca, Janssen, Moderna, Pfizer-BioNTech, Sinopharm ou Sinovac estão isentos de apresentar o teste (mais detalhes aqui). Baixar o aplicativo Belize Health Travel App e gerar um QR Code para apresentar na chegada. Somente são aceitas reservas em hotéis pré-selecionados.

🇧🇲 Bermudas

Atualizado em 12/07/2021: O território britânico das Bermudas reabriu para viajantes internacionais em 1º de julho de 2020.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19 feito até 4 dias antes da chegada (menores de 2 anos isentos). Quarentena obrigatória de 14 dias em hotel aprovado pelo governo (ver lista) – não se aplica a passageiros totalmente vacinados há mais de 14 dias, com as vacinas AstraZeneca, Janssen, Moderna ou Pfizer-BioNTec. Os visitantes também precisarão preencher um formulário de autorização de viagem e pagar US$ 75 de taxa. Saiba mais detalhes.

🇧🇴 Bolívia

Atualizado em 12/07/2021: A Bolívia fechou suas fronteiras terrestres com o Brasil para conter a variante P1 do coronavírus. Porém voos para o país andino, seguem autorizados.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19 feito até 72h antes do primeiro voo da jornada (menores de 5 anos isentos) e preencher o formulário “Declaracion Jurada del viajero para el seguimiento COVID-19” deve ser apresentado na chegada. Obrigatório seguro saúde com cobertura para Covid-19. Passageiros sujeitos a quarentena de 10 dias na chegada.

🇨🇦 Canadá

Atualizado em 08/09/2021: O Canadá reabriu suas fronteiras para brasileiros vacinados no dia 07/09/21.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19, em inglês ou francês, realizado até 72h antes do embarque (não se aplica a menores de 6 anos) e certificado de vacinação completa, em inglês ou francês, realizada há pelo menos 14 dias antes do embarque, com uma das vacinas aprovadas: Pfizer-Biotech, Moderna, Janssen ou AstraZeneca (inclusive Covishield) – não se aplica a menores de 12 anos). Neste momento vacinados com a Coronavac não podem entrar. O passageiro deve ainda preencher suas informações pessoais no aplicativo/site ArriveCAN até 72 horas antes da chegada ao Canadá (saiba mais aqui e outros detalhes sobre requisitos de entrada no Canadá). Não há quarentena na chegada para passageiros vacinados.

🇨🇴 Colômbia

Atualizado em 12/07/2021: A Colômbia deixou de exigir o exame RT-PCR para viajantes.

Exigências: Preencher o formulário “Check Mig” até 24h antes da partida.

🇨🇷 Costa Rica

Atualizado em 30/07/2021: A Costa Rica reabriu para visitantes estrangeiros em 1º de novembro de 2020.

Exigências: Passageiros devem preencher o formulário “Pase de Salud” antes da partida e apresentar o QR Code recebido ao final na chegada à Costa Rica. Seguro de saúde com cobertura para Covid-19 com cobertura para tratamento e hospedagem (não se aplica a menores de 18 anos) – a partir do dia 01/08/21 passageiros totalmente vacinados contra Covid-19 há pelo menos 14 dias não precisam apresentar este seguro.

🇨🇺 Cuba

Atualizado em 12/07/2021: Cuba reabriu para visitantes internacionais em 15 de novembro de 2020, e é o primeiro país do mundo a oferecer vacina da Covid-19 para turistas estrangeiros. Embora o turismo de vacina ainda não esteja totalmente implementado, a medida deve incentivar viagens para a ilha caribenha.

Exigências: Apresentar resultado negativo em teste RT-PCR realizado até 72h antes da chegada. Preenchimento do formulário de “Declaración de Sanidad del Viajero”. Pagar uma taxa sanitária de US$ 30 na chegada.

🇨🇼 Curaçao

Atualizado em 27/08/2021: Curaçao reabriu para o turismo.

Exigências: É necessário apresentar teste RT-PCR negativo realizado até 72h antes do primeiro embarque da jornada ou teste de antígenos realizado 24h antes do embarque (menores de 12 anos estão isentos), preencher os formulários “Digital Immigration Card” e “Public Health Locator Card” preenchido até 48h antes do embarque e seguro saúde com cobertura para Covid-19 (saiba mais).

🇸🇻 El Salvador

Atualizado em 13/07/2021

Exigências: Apresentar teste RT-PCR, LAMP ou NAAT com resultado negativo realizado até 72 h antes da chegada (não se aplica a passageiros com menos de 2 anos de idade) ou certificado de vacinação completa contra Covid-19.

🇪🇨 Equador

Atualizado em 19/07/2021: Desde 6 de julho de 2020 o Equador passou a aceitar novamente visitantes estrangeiros.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo ou de antígenos realizado até 72h antes do embarque ou certificado de vacinação completa contra Covid-19 há mais de 14 dias, ou ainda certificado de recuperação de Covid-19 assinado por um médico (não se aplica a passageiros com menos de 2 anos de idade). Preencher o formulário “Declaración de Salud del Viajero“. Passageiros vindos do Brasil estão sujeitos a um teste rápido na chegada e quarentena de 10 dias, às suas custas.

🇲🇽 México

Atualizado em 13/07/2021: O México está reaberto para turistas estrangeiros e recebendo voos internacionais. O país é um dos poucos no mundo que não exige exame prévio ou quarentena na chegada.

Exigências: Uso de máscaras em locais públicos. O Cuestionario de indentificacion de factores de riesgo en viajeros deve ser apresentado na chegada.

🇵🇦 Panamá

Atualizado em 02/09/2021

Exigências: Apresentar teste RT-PCR ou de antígeno com resultado negativo, em inglês ou espanhol, realizado até 72h antes do embarque. Preencher o formulário “Declaracion Jurada de Salud” preenchido na chegada. Passageiros vindos do Brasil, ou que aqui tenham passado nos últimos 15 dias terão que fazer novo teste para Covid-19 na chegada, às suas custas, e estão sujeitos a quarentena de 14 dias.

🇵🇾 Paraguai

Atualizado em 20/07/2021: Desde o dia 7 de abril de 2021, brasileiros terão que fazer uma quarentena de 7 dias ao chegar no Paraguai.

Exigências: Apresentar teste LAMP, NAAT ou RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h antes do embarque, ou teste de antígeno com resultado negativo, realizado 24h antes do embarque (menores de 12 anos estão isentos de ambos). Passageiros com teste positivo para Covid-19 realizado a pelo menos 14 dias e não mais que 90 dias estão isentos de apresentar os testes acima.

É preciso preencher o formulário “Traveler’s Health Information”  até 24h antes do embarque, que irá gerar um QR Code a ser apresentado na chegada. Passageiros que tenham estado ou transitado no Reino Unido nos últimos 14 dias não podem entrar. A partir do dia 07/04/2021 passageiros vindos do Brasil estão sujeitos a quarentena de 5 dias.

🇵🇪 Peru

Atualizado em 08/09/2021: O governo peruano anunciou a reabertura do turismo para brasileiros a partir de 6 de setembro, para brasileiros vacinados e não vacinados.

Exigências: Turistas vacinados com qualquer vacina aplicada no Brasil só precisam mostrar o certificado de vacinação completa (recomenda-se emitir o mesmo através do ConecteSUS em espanhol). Turistas não vacinados maiores de 12 anos devem apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h antes do embarque. Menores de 12 anos devem apenas portar um atestado médico de boa saúde. Além disso, é necessário preencher uma declaração de saúde até 72 horas antes do embarque.

🇩🇴 República Dominicana

Atualizado em 30/08/2021: A República Dominicana, destino do Caribe famoso pelas praias de Punta Cana, reabriu para turistas internacionais em 1º de julho de 2020.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado 72h antes da chegada ou certificado de vacinação completa há pelo menos 21 dias antes da chegada (não se aplica a menores de 5 anos). Preencher o formulário “Electronic Ticket” que irá gerar um QR Code a ser apresentado na chegada (saiba mais).

Países abertos aos brasileiros na Ásia e Oriente Médio

🇰🇭 Camboja

Atualizado em 12/07/2021: O Camboja voltou a receber turistas estrangeiros, embora os novos requisitos de entrada exijam testes obrigatórios, quarentena, depósito de 2 mil dólares, taxas extras e outros procedimentos não muito claros, dificultando bastante a viagem. Os vistos na chegada e e-visas estão suspensos.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19, em inglês, realizado até 72 horas antes do primeiro embarque e seguro saúde emitido pela seguradora FORTE de pelo menos US$ 50.000. Depósito de US$ 2.000 caso seja necessário tratamento médico e outras taxas extras. Caso alguém no voo esteja contaminado, os demais passgeiros serão obrigados a ficar de quarentena por 14 dias. Passageiros sujeitos a novo teste na chegada.

O Camboja é um dos poucos países do Sudeste Asiático reabertos

O Camboja é um dos poucos países do Sudeste Asiático reabertos

🇶🇦 Catar

Atualizado em 15/07/2021: O Catar reabriu no dia 12 de julho de 2021 para visitantes totalmente vacinados. As regras relativas ao stop-over (parada) no Catar ainda não foram definidas e deverão ser divulgadas nas próximas semanas.

Exigências: Estar totalmente vacinado há pelo menos 14 dias com as vacinas Pfizer BioNTech, Moderna, Oxford/AstraZeneca, Janssen – quem tiver sido vacinado com a Sinopharm ou Coronavac também será aceito, sendo submetido a um teste adicional de antígenos na chegada e aguardar o resultado por 24h em hotel de quarentena aprovado pelo governo. O certificado de vacinação deverá ter um QR Code, nome igual ao passaporte, datas das vacinações, nome da vacina, número do lote e selo oficial da autoridade que vacinou e tem validade de 12 meses após a segunda dose ou dose única.

É ainda obrigatório apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19 obtido até 72h antes do embarque. Um novo teste RT-PCR será realizado na chegada, no Aeroporto de Doha, ao custo de 300 QAR (cerca de R$ 420).

Todos os passageiros deverão ainda se registrar no aplicativo Ehteraz (clique aqui), que deverá estar ativo no celular na chegada. Nele o viajante deverá se cadastrar e enviar a documentação comprovando a imunização em até 12 horas antes da chegada ao país. Após o envio e análise, será emitida uma autorização de viagem que deverá ser apresentada no check-in e também na imigração no Catar.

Menores de 11 anos seguem o mesmo regime dos pais – se vacinados, terão o mesmo tratamento dos vacinados. Adolescentes de 12 a 17 não vacinados terão que fazer quarentena acompanhados de pelo menos um dos pais, mesmo que este último esteja vacinado.

🇦🇪 Emirados Árabes Unidos

Atualizado em 13/07/2021: Os Emirados Árabes Unidos anunciaram a reabertura das fronteiras para turistas em 7 de julho de 2020, inclusive para brasileiros.

Cada emirado tem suas próprias regras; passageiros que saiam de Dubai em direção a Abu Dhabi também precisarão fazer um novo teste.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo, em árabe ou inglês, realizado em laboratório aprovado (confira a lista aqui) até 72h antes do embarque do último voo direto para os Emirados (menores de 12 anos estão isentos). É preciso baixar e criar uma conta no app DXB Smart. É preciso apresentar seguro de saúde com cobertura para Covid-19. Um novo teste de Covid-19 será realizado na chegada a Dubai. Passageiros que tenham estado ou transitado em Afeganistão, África do Sul, Bangladesh, Congo, Índia, Indonésia, Libéria, Namíbia, Nepal, Nigéria, Paquistão, Serra Leoa, Sri Lanka, Uganda, Vietnã ou Zâmbia nos últimos 14 dias não serão admitidos.

🇯🇴 Jordânia

Atualizado em 13/07/2021

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h antes do primeiro embarque (não se aplica a menores de 5 anos) e preencher os formulários “Passenger Health Declaration Form” e “Locator Form” (mais informações no site Visitjordan.gov.jo). Além disso é preciso ter seguro saúde com cobertura para Covid-19 e baixar o aplicativo “AMAN” no celular.

Passageiros terão ainda que passar por um teste RT-PCR na chegada (não se aplica a menores de 5 anos), às suas custas, e o pagamento deve ser realizado antes do embarque (veja aqui). Passageiros que tenham passado nos últimos 45 dias pela Índia ou 14 dias em Bangladesh, Butão, Nepal, Mianmar, Paquistão ou Sri Lanka não podem entrar.

Petra, a principal atração da Jordânia

Petra, na Jordânia: país está recebendo voos internacionais

🇱🇧 Líbano

Atualizado em 13/07/2021

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 96h antes da chegada (menores de 12 anos estão isentos). Passageiros totalmente vacinados há pelo menos 15 dias ou com laudo médico atestando recuperação da Covid-19 há no máximo 90 dias estão isentos. Um novo teste RT-PCR será realizado na chegada (menores de 12 anos estão isentos). É preciso preencher o formulário “Airport Tracking Registration Form” e apresentar impresso na chegada. É preciso ainda baixar o aplicativo “covidlebtrack”. Passageiros vindos do Brasil devem ter uma reserva em hotel aprovado pelo governo de 4 noites (vacinados e recuperados isentos). Passageiros que tenham estado na Índia nos últimos 14 dias não podem entrar.

🇲🇻 Maldivas

Atualizado em 26/07/2021: Passageiros com comprovante de vacinação para Covid-19 também precisam apresentar teste RT-PCR com resultado negativo. O visto na chegada retornou.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 96h antes do primeiro embarque da viagem (não se aplica a menores de 1 ano). Passageiros cuja viagem tenha demorado mais de 24h deverão repetir o teste. O certificado deve conter o nome igual ao passaporte do passageiro e também o nome e endereço do laboratório que realizou o teste.

É necessário ter uma reserva de hotel para toda a estadia no país. Passageiros devem ainda preencher o formulário “Traveller Health Declaration” nas 24h que antecedem o embarque.

As Maldivas estão reabertas para turistas estrangeiros

As Maldivas estão reabertas para turistas estrangeiros

Países abertos aos brasileiros na África

🇿🇦 África do Sul

Atualizado em 12/07/2021: A África do Sul reabriu para visitantes de todos os países, inclusive o Brasil.

Exigências: Teste negativo de Covid-19 obtido no máximo 72 horas antes do primeiro embarque da viagem (menores de cinco anos estão isentos). Um questionário online deve ser preenchido até 2 dias antes da chegada. Mais informações das regras relativas ao Covid-19 na África do Sul aqui.

🇪🇬 Egito

Atualizado em 08/09/2021: Os voos internacionais para o Egito foram retomados desde 1º de julho de 2020.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19, em árabe, francês ou inglês, em realizado até 96h antes do embarque do último voo direto para o Egito. O teste deve conter o selo do laboratório ou QR Code (não se aplica a menores de 6 anos). Passageiros totalmente imunizados há pelo menos 14 dias com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna, Pfizer-BioNTech, Sinopharm, Sinovac ou Sputnik V, com certificado em árabe, francês ou inglês, que deverá conter QR Code (como o emitido pelo ConecteSUS) estão dispensados de apresentar o RT-PCR.

O certificado do RT-PCR deverá conter as seguintes informações: nome completo do passageiro; número do passaporte; data e hora em que a amostra foi colhida; detalhes do tipo de amostra colhida para o cotonete e carimbo ou um código QR no certificado de teste.

Todos os passageiros também devem preencher um formulário de declaração de saúde que será fornecido a bordo da aeronave, e estão sujeitos a novo teste na chegada.

O Egito está reaberto para brasileiros

O Egito está reaberto para brasileiros

🇪🇹 Etiópia

Atualizado em 13/07/2021

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 120h antes da chegada (não se aplica a menores de 10 anos de idade).

🇲🇦 Marrocos

Atualizado em 30/08/2021

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo, em árabe, francês ou inglês, realizado até 48h antes do primeiro embarque da jornada (não se aplica a menores de 11 anos de idade). Passageiros totalmente vacinados há pelo menos 14 dias com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Covishield, Janssen, Moderna, Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinopharm, Sinovac e Sputnik não precisam apresentar o teste RT-PCR, nem estão sujeitos à quarentena. Preencher o formulário “Sworn Statement” e o “Public Health Passenger Form“. Passageiros não vacinados devem realizar quarentena de 10 dias em um hotel aprovado pelo governo.

🇳🇦 Namíbia

Atualizado em 13/07/2021: A Namíbia suspendeu as restrições de entrada e retomou os voos internacionais.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h antes da chegada (não se aplica a menores de 6 anos) e preencher o “Travel Health Questionnaire“, além de seguro viagem com cobertura para Covid-19.

🇰🇪 Quênia

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo, em inglês, realizado até 96h antes da chegada (não se aplica a menores de 5 anos). Preencher o formulário online “Travelers Health Surveillance Form”, que irá gerar um QR Code a ser apresentado na chegada. Passageiros sujeitos a exame médico na chegada e quarentena (confira as exceções aqui). Passageiros que tenham estado nos 14 dias anteriores na Índia não podem entrar.

🇹🇿 Tanzânia

Atualizado em 14/07/2021: Após o presidente John Magufuli declarar o país livre de coronavírus, a Tanzânia retomou os voos internacionais e reabriu-se ao turismo. Brasileiros podem viajar para a Tanzânia, contanto que obtenham o visto para o país — um requerimento pré-Covid.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo, realizado até 72h antes da chegada (menores de 5 anos isentos). Brasileiros estão sujeitos a teste de antígeno na chegada, às suas custas. Preencher o formulário “Traveler’s Surveillance Form” para apresentar na chegada.

🇹🇳 Tunísia

Atualizado em 26/07/2021

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo e QR Code, em árabe, francês ou inglês, realizado até 72h antes do primeiro embarque da jornada (não aplicável para menores de 12 anos), em árabe, inglês ou francês e preencher o formulário “Health Declaration” antes da partida, que irá gerar um código QR a ser apresentado na chegada. Passageiros sujeitos a novo teste de Covid-19 na chegada e quarentena em hotel designado de 7 dias, mas passageiros recuperados da Covid-19 há pelo menos 6 semanas, com laudo médico, ou ainda com certificado de vacinação para Covid-19 com QR Code estão isentos deste requisito.

🇿🇲 Zâmbia

Atualizado em 14/07/2021: A emissão de visto na chegada encontra-se temporariamente suspensa, sendo necessário obter antecipadamente a autorização eletrônica de entrada (eVisa) ou visto na representação consular.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h antes do primeiro embarque da jornada (não se aplica a menores de 5 anos). Preencher o formulário “Traveller Health Questionnaire” para apresentar na chegada. Passageiros sujeitos a novo teste de Covid-19 na chegada e quarentena – não aplicável para quem já está totalmente vacinado.

🇿🇼 Zimbábue

Atualizado em 29/03/21: O Zimbábue retomou os voos internacionais e já está recebendo visitantes.

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 48h antes do primeiro embarque da viagem (não se aplica a menores de 3 anos).

Países abertos aos brasileiros na Oceania

🇵🇫 Polinésia Francesa

Atualizado em 14/07/2021

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h ou teste de antígeno realizado 48h, antes do primeiro embarque da viagem (não se aplica a menores de 11 anos). É necessário obter uma autorização prévia de viagem e preencher o formulário “ETIS Application” entre 30 e 6 dias antes da viagem, que irá gerar um QR Code a ser apresentado na chegada. É necessário ainda preencher uma declaração juramentada. Passageiros sujeitos a novo teste de antígeno na chegada, às suas custas (não se aplica a menores de 7 anos) e à quarentena de 10 dias. Passageiros totalmente vacinados há pelo menos 14 dias antes do embarque com as vacinas AstraZeneca, Janssen, Moderna ou Pfizer-BioNTech estão isentos da quarentena (saiba mais).

🇺🇸 Brasileiros podem viajar para os Estados Unidos?

Sim, brasileiros podem viajar para os Estados Unidos durante a pandemia. Na verdade, nunca fomos proibidos. Os Estados Unidos permitem a entrada de brasileiros, desde que não estejam vindo direto do Brasil e tenham cumprido quarentena de 14 dias em outro país.

Por exemplo, caso um viajante brasileiro queira visitar os Estados Unidos, ele pode viajar para países como México (onde somos aceitos sem restrição e há voos diretos saindo do Brasil), permanecer por 14 dias, e logo em seguida embarcar em direção aos EUA.


Veja também:

Se não der para viajar ao exterior nos feriados 2021, aproveite para se organizar e viajar nos feriados 2022!

Fonte: Melhores Destinos