Parque Nacional da Flórida é fechado após desembarque de centenas de imigrantes cubanos

O Dry Tortugas National Park, uma área com mais de 100 milhas quadradas de território no condado de Monroe, no sul da Florida, teve que ser fechado para o público nesta segunda-feira (2), depois que aproximadamente 300 imigrantes cubanos desembarcaram ilegalmente no local. A maioria chegou na madrugada do Ano Novo, mas, de acordo com as autoridades, até a tarde deste domingo, outras dezenas foram detidas em pontos variados da região de Florida Keys.

Adam Hoffner, chefe da divisão de Miami do U.S. Customs and Border Protection (CBP), disse ao jornal Miami Herald que os recém-chegados estão recebendo atendimento no local, muitos estavam desidratados por causa das longas horas de navegação em embarcações precárias, sem água nem comida suficiente. Aos poucos, eles serão removidos para Key West, onde ficarão sob custódia do CBP enquanto aguardam repatriação.

O xerife do condado de Monroe, Rick Ramsay, emitiu um comunicado classificando a situação de “falha federal que está criando uma crise humanitária”. “Isso mostra a falta de um plano de trabalho do governo para lidar com uma questão de imigração em massa”, disse o xerife. No ano fiscal de 2022, o número de cubanos presos tentando fazer a travessia da ilha até a costa da Flórida aumentou cinco vezes, na comparação com 2021.

Fonte: AcheiUSA