Patrulha de Fronteira acusada de forçar imigrantes a jogar documentos no lixo

Scott Nicol, um ativista pró-imigrante, disse que os agentes da Patrulha de Fronteira estavam pedindo aos imigrantes que jogassem fora seus documentos pessoais depois de encontrarem a documentação em bolsas.

“Não são as pessoas que trazem esses documentos que os jogam fora; havia RG e documentos carimbados, algo que é importante ter quando você faz o seu pedido de asilo “, disse Nicol.25ocumentados

De acordo com ativistas, foram encontrado sacola cheias de fotos, máscaras, carteiras e documentos pessoais que possivelmente foram abandonados pelos imigrantes indocumentados quando foram processados pela Patrulha da Fronteira.

A Patrulha de Fronteira foi confrontada sobre as denúncias e afirmou que os agentes não dão essa instrução, mas pelo contrário, que guardam os documentos que estão em poder dos migrantes.

“O migrante ficará com ele, documentos de identificação, passaportes, credenciais e dinheiro em forma de passagem. Todo o resto vai nessa sacola que os acompanha em todas as etapas do processo”, disse o agente Christian Álvarez, do setor da Patrulha de Fronteira do Vale do Rio Grande.

Como parte dos protocolos da Patrulha de Fronteira, os agentes distribuem sacolas aos imigrantes para guardar seus pertences.

Quando questionados, a Patrulha de Fronteira sobre o fato de colocarem os documentos e objetos pessoais no lixo, um agente respondeu que “muitos têm cópias desses documentos que quando percebem que o policial está interessado apenas na cópia verdadeira, os migrantes deixam esse lixo no campo, às vezes eles deixam suas malas, seus pertences, mas um policial nunca vai pedir que joguem fora sua propriedade”.

Em algumas áreas, foram observados acúmulos de lixo, comumente em áreas onde os agentes iniciam o processamento de migrantes.

“Estamos trabalhando com as cidades, autoridades do condado, para ver se eles podem nos apoiar colocando latas de lixo nessas áreas para que o lixo possa ser jogado fora”, disse Álvarez.

Alvarez acrescentou que enquanto esses contêineres são colocados, os agentes levam sacos de lixo onde os migrantes podem descartar o que quiserem.

Fonte: Brazilian Press