Pela primeira vez, Biden irá na fronteira com México em meio à crise imigratória

Joe Biden anuncia que visitará a cidade do México e irá na fronteira para avaliar a crise imigratória. Foto/Divulgação

Esta será a primeira vez em seu mandato que Joe Biden irá à fronteira com o México, diante da crise imigratória que desencadeou uma debandada de indocumentados em busca de asilo político no país

Da Redação – Em seu pronunciamento na quarta-feira (4), o presidente Joe Biden anunciou que pretende visitar a fronteira dos EUA com o México, para ver de perto a chamada crise imigratória, com a chegada diária de imigrantes que pedem asilo no país. Esta será a primeira vez em seu mandato que o presidente vai à fronteira, pois anteriormente evitou fazer a viagem nos dois primeiros anos na presidência, com a alegação de que não queria participar de um circo político.

Segundo a Casa Branca, o democrata poderá viajar na próxima semana para a cidade do México para um encontro com o presidente Manuel López Obrador, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Biden deverá fazer uma parada na fronteira, quando conversará com autoridades de imigração, se inteirando dos fatos que desencadearam a crise imigratória.

E mesmo com críticas da oposição republicana, o presidente evitou viajar à fronteira nos dois primeiros anos de mandato. Já o presidente Donald Trump visitou ao menos cinco vezes a fronteira com o México para supervisionar a construção do muro na separação entre os países, um dos emblemas de seu governo.

A atual gestão democrata enfrenta uma chegada sem precedentes de imigrantes à fronteira com o México devido a crises econômicas, sanitárias e políticas do continente.

A “Suprema Corte dos EUA”, de maioria conservadora, ordenou em 27 de dezembro do ano passado que o governo mantenha de forma cautelar o “Título 42”, uma política de Trump que permite expulsar imigrantes com o pretexto da pandemia de Covid-19.

Estados governados por republicanos denunciam estar totalmente abandonados pelo governo federal em meio à crise migratória, enquanto a Casa Branca pediu ao Partido Republicano que aprove no Congresso uma reforma para restaurar o atual sistema imigratório.

Fonte: Nossa Gente