Pele ressecada e sensível no avião? Veja como se proteger

Passagens compradas, hotel reservado, malas organizadas! Finalmente começou a contagem regressiva para a sua tão sonhada viagem de férias. Mas você se lembrou de incluir entre os preparativos algumas medidas que reduzem os desconfortos comuns durante a permanência dentro do avião?

Sim, porque viajar é uma delícia, mas tem lá seus desconfortos. Entre as queixas mais comuns, além do inchaço e da distensão abdominal, estão o ressecamento da pele e dermatites. E aí surgem incômodos como coceira, descamação, irritação, vermelhidão e sensibilidade. “Durante longas viagens e em altas altitudes, ficamos continuamente expostos à pressurização e ao ar-condicionado. Diante disso, o organismo tende a se desidratar mais rapidamente, com reflexos diretos na pele e nas mucosas, como nos lábios, olhos e nariz”, explica a dermatologista Geisa Costa (CRM-SP 120.670).

A dermatologista Geisa Costa -
A dermatologista Geisa Costa – Galderma/Divulgação

A boa notícia, no entanto, é que há maneiras de prevenir esses problemas!

Entre os cuidados, a médica aconselha a ingestão de bastante líquido, tanto antes como durante a viagem. “Beba muita água e não exagere nas bebidas alcoólicas, já que elas colaboram para a desidratação. Procure tomar dois copos de água para cada drinque”, ela sugere.

Outra dica importante é levar seu hidratante poderoso – tanto facial como corporal – na bagagem de mão e aplicá-lo na pele sempre que necessário. “Inclua, ainda, um soro para hidratar o nariz e colírio para os olhos”, aconselha a médica. Lembre-se, no entanto, que, em voos internacionais, todos os líquidos, géis, cremes, pastas e aerossóis devem ser transportados em um frasco com capacidade de até 100 ml cada. Já nos voos domésticos não há restrições em relação à nécessaire.

“Vale, também, evitar banhos longos e muito quentes tanto antes como depois da viagem”, ressalta a dermatologista. Isso porque a alta temperatura remove parte da barreira protetora da pele e promove o ressecamento. Ela aconselha, ainda, o uso de sabonetes inteligentes, que não prejudicam a barreira cutânea, e o capricho redobrado com a hidratação da pele, logo depois que sair do chuveiro, para potencializar a absorção dos ativos hidratantes.

Cuidado com peles sensíveis

Para aqueles que já lidam com uma pele mais delicada, a dica é o Cetaphil® Espuma de Limpeza Suave. A formulação desenvolvida limpa a pele sem remover a hidratação natural da região, retirando, inclusive, partículas de poluição¹ e ainda ajuda a minimizar o surgimento de alergias. O produto possui vitamina E, ativo importante para o combate dos radicais livres e com propriedades antioxidantes.

Atenção à textura

Outro ponto importante para quem já tem pele sensível é o cuidado com a textura. O Sérum Facial Cetaphil Optimal Hydration tem componentes que ajudam a melhorar a luminosidade e a textura, revitalizando² e aumentando em 50% a hidratação.³ Além disso, o produto tem textura leve e uma rápida absorção. 

Prevenção a longo prazo

Para evitar o ressecamento por mais tempo, no entanto, a dica é apostar em uma reserva hídrica. E acredite, isso é possível. Como? Através de procedimentos estéticos pouco invasivos, como a aplicação do ácido hialurônico injetável Restylane® Skinboosters™ e do bioestimulador de colágeno Sculptra®, que atuam na prevenção da degradação cutânea. “O skinbooster melhora a retenção da água tanto na derme como na epiderme, enquanto o bioestimulador de colágeno deixa a pele mais espessa e com maior capacidade de reter essa hidratação”, responde Geisa.

Hidratação de dentro para fora

Continua após a publicidade

A médica conta que os skinboosters são moléculas de ácido hialurônico não densas que têm a função justamente de reter e absorver a água e, portanto, hidratar a pele da região tratada. O Restylane® Skinboosters™ forma uma espécie de reservatório hídrico e, dessa forma, restaura a hidratação das camadas mais profundas da pele, aumentando o viço, a luminosidade, a elasticidade, a sustentação e a maciez, ao mesmo tempo que diminui a aspereza e a rugosidade.4

A substância pode ser aplicada no rosto, no colo, no pescoço e nas mãos e, por promover uma hidratação de dentro para fora, é capaz de potencializar os efeitos do skincare realizado em casa, como o uso diário de creme hidratante. Os resultados já começam a ser vistos após a primeira aplicação e duram aproximadamente 12 meses.

Barreira cutânea fortalecida

Outro tratamento estético pouco invasivo que ajuda a proteger a pele dos danos causados pela exposição ao ar mais frio e ressecado do avião é o Sculptra®, primeiro e único bioestimulador de colágeno para face e corpo que amplia a produção de colágeno em até 66,5%,⁵ aumentando a firmeza da pele – um quesito fundamental para fortalecer a barreira cutânea e evitar a desidratação. “Injetado na derme profunda, o bioestimulador de colágeno estimula os fibroblastos a produzir mais colágeno – proteína responsável pela sustentação da pele”, explica Geisa. Os resultados aparecem de forma gradual e podem durar até 25 meses.

Viu como é possível manter a pele hidratada e firme mesmo depois de muitas horas no avião? Mas vale lembrar que tanto o Sculptra® como o Restylane® Skinboosters™ são tratamentos estéticos pouco invasivos que só podem ser realizados em consultório de profissionais da saúde habilitados à prática de procedimentos estéticos injetáveis. Apenas esses profissionais são capazes de fazer uma avaliação individual do paciente e indicar o melhor protocolo de tratamento. 

Referências:

¹FOAMING GENTLE SKIN CLEANSER FACE” presents a statistically significant cleansing effect against particles modelling atmospheric pollution. Laboratoire Dermscan. RD.03.SPR.115605

³Data on file. Estudo in vitro

²Data on file. Estudo de percepção realizado com 41 participantes

²RD.27.SPR.202356 – P1368 [Facial Serum – CL-001554]. 

³RD.27.SPR.202369 [Eye Serum – CL- 001563]. 

4Data on File: RD.27.SPR.202356 – P1368 Clinical study for the appraisal of the ocular, peri-ocular and cutaneous acceptability and for the evaluation of the efficacy of a cosmetic investigational product, after repeated applications for 4 weeks, under normal conditions of use, in the adult subjects

4Gubanova et. al. Injections of stabilized hyaluronic acid with a sharp needle compared with a blunt micro cannula for facial skin rejuvenation: 12 months results. Poster presented at International Master Course on Aging Skin (IMCAS). 2015. Paris, France. 

Goldberg D, Guana A, Volk A, Daro-Kaftan E. Single-arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg. 2013;39(6):915-922. 

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo