Philadelphia se prepara para chegada de grupos de imigrantes enviados pelo governo do Texas

A Philadelphia  poderá em breve ser a mais recente cidade americana a lidar com a crise migratória. O gabinete do prefeito diz que cerca de 52 imigrantes estão chegando de ônibus da cidade fronteiriça de Del Rio, no Texas. Grupos locais de defesa dos imigrantes têm trabalhado em antecipação à sua possível chegada.

Quando um ônibus com migrantes a bordo chega, como muitos em Nova York e outras cidades, vários grupos entram em ação. “Nós podemos fazer isso funcionar”, disse Emilio Buitrago, fundador do grupo de defesa dos imigrantes Casa de Venezuela. “Podemos fazer com que essas pessoas venham para a Pensilvânia de maneira organizada e segura, e forneçam o apoio de que precisam”.

Buitrago disse que o ônibus de 52 imigrantes estava programado para chegar à Filadélfia na segunda-feira de manhã, mas agora ele recebeu a notícia de que o ônibus não sairá do Texas neste fim de semana. A Buitrago disse que eles são uma das 15 organizações parceiras da Filadélfia para fornecer abrigo e outros recursos aos migrantes. “Estamos garantindo apoio no que diz respeito ao suporte médico e de saúde”, disse Buitrago. “Também estamos prontos para fornecer suporte jurídico.”

Buitrago disse que estava esperando por este momento depois de ver situações semelhantes de milhares de migrantes chegando em Nova York, Chicago e Washington DC. “Era apenas uma questão de tempo até pegarmos um ônibus na Filadélfia e a mensagem que temos é que estamos prontos”, disse Buitrago. A Casa de Venezuela disse acreditar que a maioria desses migrantes pode vir da Venezuela.

Maria Navas imigrou da Venezuela há seis anos e disse que esses migrantes estão em busca de uma segunda chance de vida. “Algumas pessoas vêm apenas para poder dar algo para seus filhos comerem, para que eles possam ter roupas”, disse Navas. “São pessoas de baixa renda no meu país.” O governador do Texas, Greg Abott, disse que seu estado enviou 13.200 imigrantes para cidades lideradas pelos democratas desde agosto.

Não está claro se ele está por trás dessa última jogada. Mas Buitrago acredita que isso está sendo liderado por uma organização sem fins lucrativos do Texas. “Parece que não é diretamente pelo governador do Texas, parece que é uma organização sem fins lucrativos que está levando essas pessoas de ônibus”, disse Buitrago. O escritório de Abbott ainda não comentou esta história.

Fonte: Brazilian Press