Polícia mata urso em Palm Beach e gera polêmica entre moradores e ambientalistas

A morte de um urso preto em uma comunidade do condado de Palm Beach está causando polêmica entre moradores, policiais e autoridades ambientais. O animal de 1,80 metro e 180 kilos foi morto após ser atingido por quatro tiros disparados pela polícia no sábado (18). Agentes do Palm Beach Sheriff’s Office (PBSO) e do Florida Wildlife Comission (FWCC) foram acionados pelos moradores no final da manhã e monitoraram o animal por várias horas.

O relatório do PBSO diz que o urso perambulou próximo às casas e subiu em árvores. O papel dos policiais era dar suporte aos biólogos do FWCC. Segundo o documento, os oficiais do órgão ambiental solicitaram tranquilizantes e a presença de um caçador, mas nada foi entregue e ninguém chegou. Os urso então subiu em um pinheiro e, supostamente, os oficiais do FWCC orientaram que, assim que ele descesse, devia ser morto por questões de segurança pública. E este foi o desfecho infeliz deste incidente.

Horas após a execução, entretanto, o FWCC emitiu uma nota contando outra versão da história. “Não solicitamos tranquilizante, muito menos caçador, pois nossa equipe determinou que a melhor forma era esperar o urso sair da área por conta própria e segui-lo até um lugar afastado das residências”, disse o órgão em comunicado.

 O porta-voz do escritório do xerife, Teri Barbera, disse que os agentes optaram por proteger os moradores ao urso. “Não somos polícia de urso”, disse ele à jornalistas.

Os moradores que acompanharam a situação dizem que simplesmente não entendem por que não houve outra alternativa à morte do animal. “Estou muito chateada, gostaria que pudesse ter sido realocada para um habitat adequado fora de um bairro residencial”, disse Sarah Loredo ao canal WPTV.

“É uma falta de comunicação a ponto de perdermos um lindo animal sem motivo algum”, disse o morador Tim Harrison. “Precisamos chegar a um ponto em que todo mundo se unifique. Todo mundo está na mesma página. Você vai ter ursos. É a Flórida. Eles deveriam ter mais treinamento nisso.”

Uma investigação foi aberta.

Fonte: AcheiUSA