Guru das pesquisas dos EUA não tem dúvida: Biden pode ganhar a eleição!

O respeitado analista político, Charlie Cook, guru das pesquisas, aponta vitória de Joe Biden

 

O respeitadíssimo analista político Charlie Cook, aponta favoritismo de Joe Biden na eleição presidencial, numa análise que concede ao democrata a chance de superar Donald Trump. Considerado um guru, muito ouvido das pesquisas de opinião por décadas, ele aposta na “grande virada” do partido Democrata

 

Da Redação

Charlie Cook, um respeitado analista político aposta na vitória de Joe Biden, afirmando que o democrata, “pode ganhar muito”, apresentando chances de obter uma grande maioria no Senado. Durante um seminário digital do “Aspen Institute” sobre as eleições americanas de 3 de novembro, Cook, um guru muito ouvido das pesquisas de opinião por décadas, começa com uma análise surpreendentemente clara, apontando o favoritismo de Biden. “Digamos que Biden tem pelo menos 80 por cento de chances de vitória. E os 20% restantes são todos ‘cisnes negros’ imagináveis, eventos traumáticos que podem se materializar repentinamente. Biden vai conseguir, tem metade das chances de vencer, graças à recuperação da Pensilvânia, Michigan e Wisconsin”, relata o analista político.

Biden pode ter maioria no Senado, diz analista – “O candidato democrata está claramente na liderança em todos os três estados, com margens variando de 5 a 9 por cento, enquanto em nível nacional sua diferença em Trump chega a dez pontos percentuais. As pesquisas de hoje mostram claramente Biden à frente, assim como nos estados que ele tem que se recuperar, mesmo em alguns grandes estados que há muito votaram nos republicanos: Flórida, Arizona, Carolina do Norte”, complementa Cook.

Na Geórgia e em Ohio, Biden e Trump estão essencialmente empatados e a liderança de Texas Trump encolheu para menos de dois pontos. “Basta o presidente cair em um desses redutos – Flórida ou Ohio – e o jogo acaba ”, considera Charlie Cook . “Os democratas precisam recuperar quatro cadeiras para voltar à maioria no Senado, mas na realidade isso não é suficiente para governar com eficácia; vários senadores progressistas serão eleitos em estados cujo eleitorado é basicamente conservador”.

“Eles estarão, portanto, relutantes em aprovar reformas econômicas de esquerda que poderiam assustar aqueles que votaram nelas. Biden vai precisar de maioria no Senado. Até algum tempo atrás parecia impensável, mas na política há pontos de inflexão em que salta a balança. Momentos em que o dinheiro arrecadado para a campanha eleitoral ou o fato de ser deputado não contam mais. Foi o que aconteceu com a votação de 1980: o vento Reagan varreu os democratas que, a partir de Indiana, perdiam uma cadeira no Senado a cada meia hora. Isso durou seis horas. Hoje pode acontecer algo semelhante”, enfatiza Cook.

Finalmente, Cook tenta devolver a honra às instituições de votação. Nas previsões nacionais de quatro anos atrás, diz ele, as contas se somam: “Tínhamos previsto Hillary três pontos à frente – 47 a 44 por cento – enquanto no final ela prevaleceu no voto popular com 48 por cento, enquanto Trump teve 46. Apenas um ponto de diferença. Erramos na interpretação. As únicas indicações certas, até agora, vêm da votação antecipada: 10 dias após o dia das eleições , 52,6 milhões de americanos já haviam manifestado sua preferência, dos quais 36,4 por correio e os restantes em pessoa. Este é um número recorde, que os democratas esperam ser um sinal positivo para Joe Biden: em 2016 eles votaram – ao todo – 136 milhões de eleitores.

Fonte: Nossa Gente