Portugal terá evento gratuito de 3 dias em São Paulo; veja datas

Unsplash/Gemmm

Portugal 360 promete uma imersão no universo português

Portugal 360 promete uma imersão no universo português

Portugal 360, o maior evento sobre Portugal no Brasil, chega a São Paulo para sua terceira edição. Após duas realizações no Rio de Janeiro, a capital paulista recebe o evento pela primeira vez nos dias 9, 10 e 11 de junho, na Cinemateca Brasileira.

Serão três dias de programação divididas em diferentes espaços – Mercado Gastronômico, Wine Bares, Espaço de entretenimento, Espaço Turismo & Arte, Café Literário, Viver Portugal e Espaço Infantil – para uma imersão no universo português. Temas ligados a Turismo, cultura, gastronomia, vinhos, cinema, educação, compras, inovação e lazer estarão em evidência.

A agenda variada conta com atividades como mostra de cinema português, talks sobre viagens, cultura, literatura, educação, investimento, showcookings de gastronomia, workshops de artesanato, provas de vinhos e azeites. A entrada é livre, mas para participar destas atrações é preciso realizar inscrição gratuita no site (vagas limitadas).

No universo da gastronomia, o público poderá participar de uma experiência eno gastronômica com participações de chefs portugueses, como Vitor Sobral, Júlio Pereira e Marcos Gomes, e brasileiros que irão preparar pratos especiais para os visitantes, além de poder aproveitar uma área destinada aos melhores vinhos e licores do país e doçaria portuguesa.

No Turismo Literário, serão revisitados os lugares descritos por Saramago, as paisagens, as comunidades, o patrimônio natural e cultural, tendo como base o livro “Viagem a Portugal”, do autor português.

Pautas sobre diversidade também fazem parte da programação, com a apresentação do Turismo LGBTQIA+ e a participação e divulgação da EuroPride 2025, um dos maiores eventos de celebração do orgulho das comunidades LGBTQIA+ realizado na Europa, que acontecerá em 2025 em Lisboa.

O evento ainda conta com a participação de universidades e consultorias estudantis vindas diretamente de Portugal para o Brasil com o objetivo de apresentar oportunidades de estudo aos brasileiros interessados em estudar no país luso. Cada entidade terá seu espaço próprio e uma agenda disponível para quem deseja saber mais sobre o assunto. Para isso, basta se inscrever gratuitamente no site do evento.

Além dos programas de ensino das universidades portuguesas, o público ainda pode conhecer novos destinos de viagens em Portugal e aproveitar uma programação com entretenimento variado para todas as idades.

A iniciativa conta com a parceria do Turismo de Portugal, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e da Cinemateca Brasileira. Todas as atrações são gratuitas e para participar nas atividades é necessário se inscrever pelo site www.portugal360sp.com.

Fonte: PANROTAS