Pós em Gestão de Parques e Atrativos tem inscrições abertas

Divulgação/Seaworld

Curso foi anunciado durante a última edição do Sindepat Summit

Curso foi anunciado durante a última edição do Sindepat Summit

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos, lançado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). Anunciado durante a última edição do Sindepat Summit, o curso será realizado de forma presencial digital (síncrono) e contará com duas semanas presenciais, uma delas na Serra Gaúcha e a outra em São Paulo.

Primeiro do setor no Brasil, o curso de pós-graduação terá início das aulas em 25 de setembro e conclusão em junho de 2025, totalizando carga horária de 360 horas. “Estamos lançando o primeiro curso de pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos para potencializar a qualificação profissional de pessoas que já trabalham no setor e também como profissionalização para aqueles que desejam entrar no segmento”, explica o professor doutor e coordenador da pós-graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos da Universidade de Caxias do Sul, Maguil Marsilio.

A pós-graduação Lato Sensu tem dois eixos centrais: Gestão de Serviços Encantadores, com disciplinas voltadas para o design de serviços; e o segundo voltado para o Encantamento Estratégico, com disciplinas que vão instigar o aluno a ter um olhar mais direcionado a médio e longo prazo para esses atrativos, principalmente focados ao Plano de Negócios Turísticos.

“O lançamento da pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos marca um importante momento da Educação Adibra. Dados do estudo Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e novos investimentos, idealizado pelo Sindepat e pela Adibra, apontam o amplo potencial de desenvolvimento do nosso setor. A profissionalização é fundamental. Precisamos estar preparados para atender com excelência a crescente demanda do mercado”, defende a diretora de Educação da Adibra, Cyntia Carneiro.

MÓDULOS DO CURSO

No primeiro módulo do curso estão as disciplinas introdutórias, como Turismo, Parques e Atrativos; Gestão do Turismo de Experiência; Gestão de Pessoas e Liderança; Marketing em Parques e Atrativos Turísticos; Gestão Financeira em Parques e Atrativos Turísticos; Entretenimento Encantador e o módulo Unidade Integradora I – Encantamento Turístico. No segundo módulo, entram as disciplinas Plano de Negócios Turísticos; Direito Empresarial em Parques e Atrativos Turísticos; Gestão Ambiental em Parques e Atrativos Turísticos; Gestão Encantadora de Alimentos e Bebidas; Gestão Comercial e de Vendas no Turismo; Ecoturismo e Turismo de Aventura; Gestão de Crise e Comunicação Assertiva; Negócios Estrategicamente Encantadores; e a Unidade Integradora II – Inovação em Turismo.

“Esse curso começou a ser idealizado há um ano, quando o Sindepat Summit foi realizado em Gramado (RS)”, conta a presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri. “Fizemos uma parceria com a Universidade Caxias do Sul com o objetivo de incentivar a aproximação entre a academia e o mercado de trabalho. Lançar este curso um ano depois é a demonstração de que as parcerias são o melhor caminho para desenvolver e fortalecer nosso setor. O mercado trazendo o que é relevante do ponto de vista da demanda e profissionais e a academia embalando e embasando teoricamente as técnicas”, diz Carolina.

As aulas presenciais digitais vão ocorrer às segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30, por meio da Plataforma Google Meet, utilizada pela universidade. Os interessados podem se inscrever pelo site. Profissionais que trabalham em empresas associadas à Adibra e ao Sindepat têm tarifa especial para a realização do curso.

Fonte: PANROTAS