Poupatempo Digital: como emitir o certificado de vacinação da covid-19 pelo app passo a passo!

O aplicativo Poupatempo Digital é mais uma opção para quem deseja emitir o certificado de vacinação da covid-19 pelo celular, algo que está sendo solicitado por alguns estabelecimentos no estado de São Paulo e outras partes do Brasil e do mundo. Com ele é possível atestar durante a sua viagem a imunização tanto da primeira como da segunda dose contra o novo coronavírus, além de emitir o certificado também em inglês, sendo uma alternativa ao Conecte SUS. Saiba tudo sobre e como emitir passo a passo a seguir!

Como funciona o Poupatempo Digital

O app Poupatempo Digital é gratuito e por meio dele dá para acessar os mesmos dados que constam no documento físico, aquele que foi entregue no momento da vacinação do novo coronavírus nas unidades de saúde.

O documento digital é válido para todos os que foram vacinados contra a covid-19 no estado de São Paulo, já que o Poupatempo é um programa de serviços do governo paulista.

“Em um mundo cada vez mais digital, não faz sentido exigir que o cidadão ande com a carteirinha de papel em mãos. Por isso, o aplicativo do Poupatempo permite que o usuário não apenas tenha sua carteira digital no celular, como também que ela possa ser validada, através de um QR Code, que emite o certificado de autenticidade desse documento”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que administra o Poupatempo no Estado.

Como emitir o certificado de vacinação pelo Poupatempo digital

O aplicativo está disponível para Android e iOs, porém é importante se atentar ao nome do desenvolvedor para não baixar o app errado. Neste caso o oficial aparece como da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

1.Baixe o app Poupatempo e crie uma conta

Após o download você terá de criar uma nova conta para entrar no sistema ou fazer login na já existente.

2. Acesse a opção do certificado de vacina

Feito isso, a tela seguinte abrirá algumas opções, porém o que nos interessa mesmo para comprovar a vacina está na tela a seguir. Para chegar lá basta entrar em “serviços”, que aparece no rodapé do app no lado direito, e depois em “Vacinação COVID-19”, a última das opções.

Então será aberta uma tela com três opções: o pré cadastro, a carteira de vacinação e a validação do certificado de vacinação. O documento digital estará disponível na opção do meio e será aberto na tela seguinte.

3. Confira os dados e emita o certificado de vacinação

Ao apertar, o sistema mostra o documento digital comprovando que a pessoa está vacinada com uma ou duas doses, como no meu caso. Constam todos os dados igual ao documento físico, também na cor verde e com a identificação do governo do estado.

Abaixo há um QR Code que pode ser lido para validar a entrada em estabelecimentos, além da opção de emitir o mesmo documento em inglês. Você pode salvar em formato PDF.

A checagem da validação da carteira de vacinação da covid-19 para entrada em estabelecimentos costuma ser bem simples. Basta ter a carteirinha digital no aplicativo do Poupatempo Digital e apresentar o QR Code ou o código do certificado para verificação da pessoa interessada.

Vale a pena usar o Poupatempo Digital?

O Poupatempo Digital chega como uma alternativa aos vacinados no estado de São Paulo que desejam comprovar vacinação usando outro aplicativo que não seja o Conecte SUS, que tem apresentado instabilidades, por onde seriam baixados os certificados de vacinação.

Ainda assim ele não substitui o passaporte de vacina, que servirá como um comprovante para ingresso em eventos com mais de 500 pessoas na capital paulista.

O aplicativo é rápido, fácil e vale a pena ter no celular, principalmente com o avanço da vacinação e essa exigência de comprovação em alguns estabelecimentos.

Leia também:
Como emitir o certificado de vacinação pelo ConectSus passo a passo


E você, também já usou o app do Poupatempo para comprovar vacinação? Comente abaixo e participe!

Fonte: Melhores Destinos