Praia do Sancho é eleita a melhor do Brasil em pesquisa Booking.com

Wikimedia Commons/CCINTRA

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha

A Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), foi eleita a melhor praia do Brasil em pesquisa realizada pela Booking.com. Em seguida, vem da Praia de Jericoacoara (CE) e a Praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE). Em quarto lugar ficou a Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. A Praia de Antunes, em Maragogi (AL), fechou a lista.

Os viajantes também revelaram quais estados litorâneos gostariam de conhecer em um futuro próximo, e o Nordeste novamente liderou a preferência: o Ceará é o Estado mais cobiçado pelos brasileiros para uma próxima viagem à praia, seguido por Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco.

Confira a seguir o ranking das melhores praias do Brasil:

1. Praia do Sancho, Fernando de Noronha (PE)
2. Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara (CE)
3. Praia de Muro Alto, Ipojuca (PE)
4. Praia do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo (RJ)
5. Praia de Antunes, Maragogi (AL)

Estados de praia que os viajantes querem conhecer:

1. Ceará
2. Alagoas
3. Bahia
4. Maranhão
5. Pernambuco

O estudo ainda revelou algumas preferências dos turistas relacionadas ao litoral. Por exemplo, as praias tranquilas e com alguma oferta de produtos e serviços são as preferidas de mais da metade dos viajantes (56%), mas as praias bem populares e conhecidas também têm seu espaço no coração de dois em cada cinco brasileiros (39%).

Quase metade dos viajantes que vivem em uma região costeira (45%) gostam de praias com mais agito e bastante comércio, contra um terço (35%) das pessoas que moram em outras regiões do País. Já as praias desertas, com pouca ou nenhuma estrutura, são mais apreciadas por viajantes das regiões Sul (11%) e Norte (8%).

Para passar um dia relaxando na praia, há itens básicos e importantes que os brasileiros costumam levar. Protetor solar (94%) não pode faltar na bolsa dos viajantes, assim como óculos escuros (78%). Mais da metade também leva seu próprio guarda-sol (56%) e cadeiras de praia (55%), além de lanches e bebidas (53%). Entre as mulheres, a canga de praia também é um item bastante popular (71%).

Em relação às comidas favoritas quando viajam à costa, peixes e frutos do mar (76%) são a preferência nacional, seguidos de sorvete (44%), frutas (39%) e espetinhos (35%). Já para se manterem hidratados, água de coco (80%) e água mineral (67%) são as bebidas preferidas dos brasileiros. Mas a popular cervejinha não ficou de fora do ranking, sendo mencionada por 61% dos entrevistados.

A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 1.206 entrevistados no Brasil, de forma on-line, em julho de 2022.

Fonte: PANROTAS