Praias de Fernando de Noronha estão liberadas sem restrição de horário

Dede a sexta-feira (17), todas as praias de Fernando de Noronha estão liberadas sem restrição de horário, podendo ser frequentadas por grupos de até dez pessoas. A medida, entretanto, liberou o acesso apenas a moradores da ilha. Também passa a ser permitido levar alimentos e bebidas para consumo próprio. Além disso, foi autorizado o funcionamento dos quiosques da praia do Porto de Santo Antônio. No entanto, é imprescindível que os moradores continuem mantendo os cuidados na prevenção ao novo coronavírus.

“Aos poucos, estamos voltando à normalidade. Cada passo que damos é uma conquista. Juntos estamos respeitando as regras das autoridades de saúde no combate ao novo coronavírus. Para continuarmos avançando, é necessário que os Noronhenses continuem seguindo as normas e colaborem com o estudo epidemiológico na ilha”, disse o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.

Divulgação

Medidas como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, ainda estão vigentes na ilha

Medidas como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, ainda estão vigentes na ilha

Apesar da liberação do horário, ainda é preciso usar a máscara quando estiver fora da água. Além disso, é necessário que cada um descarte seu lixo de forma correta, já que vai poder entrar com alimentos e bebidas. De acordo com a superintendente de Meio Ambiente, Daniele Mallmann, da mesma forma que as pessoas levam seus produtos para consumir nas praias, é preciso retornar os resíduos gerados e depositá-los nos contentores mais próximos.

“Cada um deve ser responsável pelo lixo que produz. Eles não devem ser descartados em hipótese alguma no mar, na areia ou nos acessos e trilhas. Essas atitudes são muito importantes porque a praia é um ambiente de lazer que propicia saúde e bem estar aos seus frequentadores. Sendo assim, é necessário que todos cuidem também da saúde desse ambiente”, alerta a superintendente.

A reabertura dos quiosques do Porto se enquadra na autorização do Governo do Estado e vai permitir que os frequentadores comprem alimentos e bebidas quando estiverem na praia. Dessa forma, os trabalhadores locais vão retomando a rotina que havia sido interrompida por causa da disseminação do covid-19.

“Poder voltar a trabalhar e ajudar a minha família que depende de mim, só traz felicidade. Estamos respeitando todo o protocolo de prevenção usando álcool gel, luva, máscara, pia para lavar as mãos e distanciamento adequado entre as mesas. Que essa pandemia passe logo para tudo voltar ao normal”, afirma a comerciante Regina Ventura.

Fonte: PANROTAS