
A partir de agora, fica proibido colocar as sacolas de lixo fora dos containers apropriados nas calçadas
Uma das maiores reclamações dos moradores de Newark está relacionada à limpeza das ruas. A estrutura montada pelo município ao longo dos anos já não suporta mais a demanda dos habitantes de todos os bairros, principalmente depois que a cidade se tornou um dos lugares mais desejáveis para os nova iorquinos, que estão se mudando para a cidade em grande número, atraídos por aluguéis mais baratos e pela facilidade de transporte público.
Nos dias de hoje, os caminhões da prefeitura passam duas vezes por semana para a recolha do lixo comum. A coleta dos reciclados, tanto papelão quanto garrafas de vidro e plástico, recebem o atendimento em separado, uma vez cada um.
Um dos maiores problemas, no entanto, é o chamado lixo graúdo, constituído de móveis, eletrodomésticos de grande porte e outros objetos, que nem sempre são levados e ficam durante vários dias atrapalhando os pedestres. No Bairro Leste, essa coleta é feita na primeira quarta-feira do mês.
Diante deste quadro, o prefeito Ras Baraka anunciou uma medida que beneficiará os cinco bairros. Durante os dias 23 de julho e 23 de setembro serão instalados grandes contêineres itinerantes em toda a cidade, para que os residentes possam se livrar do lixo produzido em dias que não passam os caminhões do departamento de limpeza.
Baraka acredita que a medida irá resolver parte do problema dos moradores e, de quebra, manterá a cidade mais limpa e bonita.
“Uma cidade mais limpa começa em cada um de nós. Precisamos que nossos residentes, organizações e outros grupos se juntem a nós neste esforço de limpar a cidade. O objetivo desta diretiva é manter a cidade livre do lixo; manteremos nossos bairros saudáveis e melhoraremos a qualidade de vida das pessoas. Juntos, com a ajuda de todos, criaremos uma Newark limpa”, disse o prefeito.
Craig Smith, diretor do Departamento de limpeza urbana, disse que os locais onde os contêineres ficarão à disposição dos moradores serão anunciados nas redes sociais da prefeitura. Segundo Smith, a prefeitura irá ceder vassouras, ancinhos e pás para residentes interessados em participar do mutirão para varrer as calçadas de seus respectivos bairros.
O lixo, para ser jogado nos contêineres disponibilizados pela prefeitura, deverá estar acondicionado em sacolas de plástico devidamente fechadas.
De acordo com a diretiva, a partir de agora, fica proibido que as sacolas de lixo nos dias de limpeza sejam colocadas nas calçadas. O lixo deverá estar ensacado e em receptáculos apropriados. Os proprietários dos prédios da cidade deverão prover os receptáculos para os inquilinos.
Recicláveis misturados ao lixo comum não serão coletados. Isopor, sacos plásticos, embalagens de comida “to go”, caixas de pizza e papel alumínio não são considerados recicláveis e devem ser colocados junto com o lixo comum.
O não cumprimento da diretiva ocasionará em multas e audiências na corte municipal, assim estabelecidas:
Primeira ofensa: multa de $100
Segunda ofensa: multa $200
Terceira ofensa: multa de $350 e condenação a cumprir até 90 dias de serviços comunitários.
Quarta ofensa: multa de $1,500, até 90 dias de serviços comunitários e não recolhimento do lixo pela prefeitura até que a diretiva seja respeitada em sua totalidade.
Fonte: Brazilian Voice