Prefeitura de Broward usa imagem de um taco dançando para celebrar mês da cultura hispânica

A prefeitura de Broward, FL, causou revolta nas redes sociais ao usar um post considerado controverso para celebrar o mês da cultura hispânica, comemorado entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro nos EUA

Em homenagem aos mais de 600 mil descendentes de espanhois que moram no condado, a conta oficial da prefeitura no Twitter postou um GIF de um taco dançando ao som de maracas.

“O National Hispanic American Heritage Month começa hoje! Começa no dia 15 de setembro de cada ano, para comemorar a independência dos países latino-americanos Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua. O que você está fazendo para comemorar?”, diz o post.

Rapidamente, usuários da rede social começaram a comentar que a publicação zombava do estereótipo hispânico.

Natascha Otero-Santiago, que atua na organização South Florida Latino Community , comentou que o tweet reduziu a herança latina a uma “comida e um instrumento musical”.

“Não é disso que trata a cultura latina. Somos uma comunidade rica e diversificada que não está sendo representada da maneira certa”, completou Natascha.

O porta-voz do condado, Greg Meyer, falou que o funcionário que fez o post foi aconselhado a substituir a imagem por algo “mais apropriado”.

O resultado foi um banner apenas com os dizeres: “Mês da Herança Hispânica Nacional”, com datas de 15 de setembro a 15 de outubro. “Um taco dançante não deveria ser associado à celebração anual”, admitiu o porta-voz.

O National Hispanic American Heritage Month, foi estabelecido em 1968 para lembrar os cidadãos americanos cujos ancestrais vieram da Espanha, México, Caribe e América Central e do Sul.

O destaque para os países Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicaragua é porque na data de 15 de setembro também celebra-se a independência desses países do império espanhol.

Fonte: AcheiUSA