Preocupação com a imigração ilegal é a maior entre os americanos desde 2007, diz pesquisa Gallup

A preocupação do público com a imigração ilegal está perto de uma alta de duas décadas antes das eleições de meio de mandato de 2022, de acordo com uma pesquisa Gallup divulgada na terça-feira. Em uma pesquisa realizada de 1º a 18 de março, 41% disseram estar muito preocupados com a imigração ilegal, o maior total desde 2007, quando 45% dos entrevistados disseram estar muito preocupados com o assunto.

No geral, cerca de 60% dos adultos disseram que se preocupam pelo menos uma boa quantidade com a imigração ilegal. Apenas 17 por cento dos entrevistados disseram que se preocupam um pouco com a imigração, enquanto 23 por cento disseram que não se preocupam com a questão.

A pesquisa foi realizada antes que o governo Biden anunciasse que estava abandonando o Título 42, que permitia que a Patrulha da Fronteira negasse pedidos de asilo de migrantes devido à pandemia e permitisse que os migrantes fossem deportados mais facilmente. A pesquisa da Gallup descobriu que a questão se tornou mais partidária ao longo dos anos, com democratas e republicanos agora indo em direções opostas em suas preocupações sobre o assunto.

Os democratas mudaram para uma menor preocupação com a imigração ilegal, com apenas 18% dizendo que estão muito preocupados com a questão, enquanto 44% dizem que não se preocupam. Em linha com esse sentimento, os democratas elogiaram amplamente a retração do título 42 do governo Biden, com alguns dizendo que deveria ter sido feito mais cedo. Para os republicanos, a preocupação aumentou nas últimas duas décadas, com 68 por cento preocupados com a imigração ilegal, abaixo dos 76 por cento do ano passado, mas significativamente acima dos 29 por cento em 2001, segundo a pesquisa.

Os republicanos soaram o alarme sobre o Título 42, dizendo que a próxima interrupção dele em maio causará um influxo de imigração ilegal na fronteira. Os independentes estão vendo uma tendência de aumentar a preocupação com a imigração, com 39% muito preocupados, acima dos 30% em 2018. A preocupação com a imigração também varia de acordo com a região, com o Sul se preocupando mais com a questão, já que 48% disseram que isso os preocupa muito. O segundo mais próximo é o Leste, com a pesquisa dizendo que 41% dos entrevistados da área estão muito preocupados com a imigração ilegal.

Os resultados vêm quando um grupo de senadores bipartidários disse que se reuniria para reiniciar as negociações sobre a reforma da imigração. “A única maneira de obtermos progresso real é ter uma discussão de quatro pilares – então a reforma da imigração, DACA, segurança das fronteiras e então acho que a reforma do asilo é muito importante, particularmente com o que está acontecendo com o Título 42”, Sens. Thom Tillis (RN.C.), que está reunindo o grupo com a ajuda deDick Durbin(Aneto.). A pesquisa entrevistou 1.017 adultos e tem uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

Fonte: Brazilian Press