Presença policial nas escolas após tiroteio no Texas é reforçada em NJ e NY

O tiroteio de terça-feira na Robb Elementary School em Uvalde, Texas, supostamente por um garoto de 18 anos, é o tiroteio mais mortal em uma escola primária nos Estados Unidos desde o assassinato de 20 crianças e seis adultos na Sandy Hook Elementary School. , Connecticut, em 2012.

Por um lado, o governador de New Jersey anunciou que reforçará a presença policial nas escolas de todo o estado. O procurador-geral interino do estado, Matthew Platkin, disse que orientou a polícia estadual de New Jersey e os 21 promotores do condado “a aumentar a presença da aplicação da lei nas escolas de New Jersey com efeito imediato”.

A Polícia Estadual será implantada em escolas onde os policiais são os principais aplicadores da lei, enquanto os promotores do condado instruirão os departamentos de polícia locais a fazer o mesmo.

“Nossos alunos, suas famílias e cuidadores, professores e administradores escolares devem se sentir seguros na escola e ter certeza de que as agências policiais de New Jersey farão tudo o que estiver ao seu alcance para protegê-los”, disse Platkin em comunicado.

Platkin, que foi indicado pelo governador democrata Phil Murphy em New Jersey, disse na terça-feira que conversou com o superintendente da Polícia Estadual e autoridades policiais em todo o estado para “garantir a coordenação após essa tragédia”.

“Não temos que aceitar que vivemos em um país onde as crianças são baleadas apenas por irem à escola”, disse Platkin. “Meu coração está com as famílias das vítimas, e todos nós devemos fazer tudo o que pudermos para acabar com a epidemia de violência armada”.

Em uma declaração separada na terça-feira, o governador Phil Murphy pediu mais ação no controle de armas, dizendo que “não há responsabilidade maior do que proteger nossas crianças, e nossa nação está falhando neste teste mais básico”.

Por outro lado, em Connecticut, o governador Ned Lamont lembrou como este tiroteio revive a tragédia que o estado sofreu há quase dez anos com o massacre de Sandy Hook.

“As notícias de outro tiroteio em massa, desta vez no Texas, são devastadoras. Quase dez anos depois de Sandy Hook, Connecticut conhece esse sentimento muito bem. Nossos corações e orações coletivos vão para as famílias em Uvalde que tentam processar o inimaginável”, disse. disse ele, governador Lamont. “Claramente temos um problema com armas nos Estados Unidos. Há mais armas nas ruas do que nunca, especialmente armas ilegais. Devemos testar nossa capacidade como nação agora para fortalecer a saúde e a segurança pública. Quero ser claro: armas a violência é uma crise de saúde pública. Cabe aos legisladores em todos os lugares, seja em Connecticut, Texas ou na capital do nosso país, intensificar-se para resolver este problema.”

O governador de Connecticut tem uma conferência planejada para quarta-feira para tratar do problema das armas. A governadora de New York, Kathy Hochul, anunciou na quarta-feira que convocou uma reunião de emergência com a Polícia do Estado de New York para garantir que “estamos fazendo tudo o que podemos para proteger nossas escolas”. Ela disse que a Polícia Estadual vai aumentar o patrulhamento e realizar controles diários nas escolas imediatamente até o final do ano letivo. A democrata começou na semana passada a anunciar um pacote de medidas para combater a violência com armas de fogo após o recente massacre em Buffalo.

Fonte: Brazilian Press