Presidente Biden visita área devastada pelo furacão Ian na Flórida

O presidente Joe Biden se reuniu com o governador da Flórida, Ron DeSantis, para avaliar a devastação do furacão Ian no estado e prometeu enviar recursos federais para ajudar na reconstrução das áreas mais atingidas pela tempestade. 

Biden visitou Fort Myers, na quarta-feira (6), e conversou com moradores locais ao lado do governador republicado, potencial oponente do presidente nas eleições de 2024.

Joe Biden chamou de “extraordinária” a atuação de DeSantis diante da situação de emergência, enfatizaram aos repórteres que embora os dois governos muitas vezes estejam em desacordo, eles estão trabalhando juntos nos esforços de resgate e recuperação decorrentes do furacão.

“Estou agradecido por todos terem se unido”, disse DeSantis, acrescentando: “Sr. Presidente, bem-vindo à Flórida. Apreciamos trabalhar em parceria em vários níveis de governo.”

Acompanhado da primeira-dama Jill Biden, o presidente fez um tour aéreo para ter uma visão mais ampla dos destroços, e decidiu dobrar o período de tempo na cobertura de todos os custos associados à busca e resgate, remoção de detritos, abrigo e outras medidas de emergência de 30 dias para 60 dias. Cerca de 4 mil funcionários federais estão executando trabalhos de emergência no estado. Segundo o presidente, equipes de busca bateram em mais de 70 mil portas, resgatando cerca de 3.800 pessoas.

A Flórida luta para se recuperar da devastação causada pelo furacão Ian, que atingiu o sudoeste do estado na semana passada, causando pelo menos 100 mortes. As equipes de resgate continuam à procura de sobreviventes enquanto moradores vasculham os destroços e buscam por moradias temporárias. Mais de 400 mil pessoas permanecem sem energia e pode levar cerca de um mês até que a eletricidade seja restaurada nas comunidades mais atingidas.

Fonte: AcheiUSA