Presidente Joe Biden anuncia candidatura à reeleição em 2024

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou oficialmente sua candidatura à reeleição nesta terça-feira (25), usando um vídeo de três minutos publicado em suas redes sociais. O democrata de 80 anos concorrerá ao lado da atual vice-presidente, Kamala Harris, 58. Biden já havia expressado o desejo de concorrer ao segundo mandato, ação que foi formalmente protocolada junto ao Partido Democrata nesta terça.

No anúncio, Biden pede aos americanos mais tempo para “terminar o trabalho” — “Let’s Finish the Job”, em inglês, é o slogan de sua nova campanha — e lutar contra o que ele chama de “extremismo MAGA”, referindo-se ao lema (“Make America Great Again”) de seu oponente republicano Donald Trump, de quem venceu a eleição em 2021. “Em todo o país, os extremistas estão fazendo fila para retirar liberdades fundamentais”, disse Biden, citando medidas apoiadas pelos republicanos como a reversão do acesso ao aborto, proibição de livros em escolas e cortes no Social Security, a previdência social americana.

“Na primeira campanha, eu disse que estávamos em uma batalha pela alma da América, e ainda estamos”, disse. “A questão que enfrentamos é se nos próximos anos teremos mais liberdade ou menos liberdade. Mais direitos ou menos. A liberdade pessoal é fundamental para quem somos como americanos. Não há nada mais importante. Nada mais sagrado”, disse Biden no vídeo.

Antes de enfrentar o oponente escolhido pelo Partido Republicano, Biden terá de passar pelas primárias do Partido Democrata, que conta com candidatos como Robert F. Kennedy Jr., que lançou sua campanha pelo partido na semana passada. Apesar de apontado como favorito, a campanha de Biden à reeleição está dividindo os democratas do país. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Reuters/Ipsos, cerca de metade deles (44%) é contra a reeleição. Caso reeleito, o atual presidente terá 86 anos ao final do segundo mandato.

Joe Biden ingressou na carreira política em 1969, como vereador de um condado do estado do Delaware. Três anos depois, em 1972, aos 29 anos, ele venceu eleições para o Senado do país e se tornou uma das pessoas mais jovens a ocupar o cargo de senador nos EUA. O presidente era Richard Nixon, e o país ainda estava a três anos de sair da Guerra do Vietnã. Depois, Biden se reelegeu outras cinco vezes, até assumir o cargo de vice-presidente na chapa de Barack Obama, em 2008. Ele teve cargos como deputado eleito entre 1969 e 2017.

The post Presidente Joe Biden anuncia candidatura à reeleição em 2024 appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA