Uma ordem executiva foi assinada nesta segunda, 10, pelo presidente Donald Trump com o objetivo de incentivar o consumo de canudos plásticos. Ele também revogou uma política da administração anterior que determinava acabar com o uso de todos os produtos plásticos de uso único em terras públicas até 2032. Durante a coletiva de imprensa, o presidente declarou que “vamos voltar aos canudos plásticos” e comentou sobre o impacto na fauna marinha.
“Eu não acho que o plástico vá afetar muito um tubarão, enquanto ele está mastigando pelo oceano”, disse Trump.
A decisão do republicano sinaliza o enfraquecimento dos compromissos ambientais por parte do governo, que retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima pela segunda vez.
As iniciativas vão em sentido contrário às do governo de Joe Biden, que buscavam reduzir o consumo de plásticos de uso único não biodegradáveis, que prejudicam os ecossistemas e contaminam os suprimentos de alimentos. Sua administração também apoiou um tratado global que visa estabelecer um limite para a produção de plásticos.
Uma pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicada no ano passado aponta que a quantidade de resíduos plásticos despejados no meio ambiente saltará dos 81 milhões de toneladas métricas descartados em 2020, para 119 milhões de toneladas em 2040.
The post Presidente Trump assina ordem para incentivar o uso de canudos plásticos appeared first on AcheiUSA.
Fonte: AcheiUSA