Primeiro voo de 2023 com brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais

O Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, recebeu na sexta-feira (27), o primeiro avião com brasileiros deportados dos Estados Unidos de 2023. A aeronave, um  Boeing 737-300 da iAero Airway, decolou de Phoenix no Arizona, que faz fronteira com o México, e fez paradas em Alexandria, na Geórgia, em San Juan, Porto Rico, e em Manaus, antes de chegar em Minas Gerais. Não está claro a quantidade de imigrantes a bordo, mas o número costuma variar entre 60 a 100. Deste total, ao menos três eram pessoas que cometeram crimes no Brasil antes de fugir para o Estados Unidos, e foram presas assim que desembarcaram. 

De acordo com a Polícia Federal, um deles estava foragido pela prática de estupro de vulnerável em Santa Catarina, outro respondia por tráfico de drogas em Rondônia, e um terceiro foi condenado por homicídio em Governador Valadares. Os três foram capturados por agentes da Interpol.

Desde outubro de 2019, o Brasil passou a admitir o envio de dois voos mensais – fretados pelos americanos – para repatriar brasileiros. Segundo dados compilados pela Universidade de Montes Claros, entre outubro de 2019 e novembro de 2022, mais de 7.500 brasileiros que entraram nos EUA sem vistos foram deportados em 80 voos fretados.

Geralmente, os imigrantes viajam algemados e reclamam de maus-tratos. O assunto é um contencioso diplomático entre os dois países. Recentemente, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que pretender rever algumas regras sobre este assunto em sua primeira reunião com Joe Biden marcada para a próxima semana em Washington, D.C.

The post Primeiro voo de 2023 com brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA