Prisão do ICE é acusada de tratamento ‘desumano’ a imigrantes na Louisiana 

Um centro de detenção de imigrantes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) na Louisiana é alvo de denúncias de maus tratos a imigrantes. Advogados de imigração, detentos e organizações pró-imigrantes afirmam que os estrangeiros presos no Winn Correctional Center, na zona rural de Winn Parish, tomam água suja, vivem em celas imundas, não recebem atendimento médico adequado e são submetidos a ameaças constantes. As informações são da CBS News.

Um imigrante de 37 da Colômbia ficou preso no local e foi liberado em abril. Ele disse que sofreu com dores de estômago, sangue nas fezes e diarreia, sintomas, segundo ele, comuns entre os detentos. “As pessoas estão doentes e eles não se importam”. Outro detento disse que a água no local é amarela e quem tem família leva água engarrafada para que eles possam tomar. 

“Este centro de detenção sempre foi problemático. Essa situação está assim há muitos anos e não vimos nada melhorar”, afirma Sofia Casini, diretora da ONG Freedom for Immigrants.

Até o dia 12 de junho, 1.110 pessoas estavam presas no local, a maioria imigrantes que atravessaram a fronteira dos EUA com o México ilegalmente. O número é 53% maior que o registrado em setembro do ano passado. 

A ONG Southern Poverty Law Center representa dezenas de imigrantes presos neste centro, que abriga detentos desde 2019. “Indivíduos com ferimentos abertos não recebem tratamento, outros com muletas mantido presos sem representar qualquer perigo à sociedade e pessoas presas há mais de um ano, sem qualquer necessidade”, denuncia Mich Gonzáles, diretor da entidade. 

Um porta-voz do ICE disse em nota que “está comprometido em promover a segurança e os direitos humanos daqueles presos sob sua custódia”, mas não deu explicações sobre as condições denunciadas.

The post Prisão do ICE é acusada de tratamento ‘desumano’ a imigrantes na Louisiana  appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA