O Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS) anunciou na terça-feira novas ações que buscam agilizar o processamento de casos e reduzir os milhões de papéis acumulados no sistema.
Entre as medidas estão oferecer aos requerentes o pagamento de uma taxa extra para agilizar o julgamento de seu caso, estabelecer novas metas internas para reduzir o tempo de espera e fornecer uma prorrogação automática de autorizações de trabalho.
A agência disse que no ano passado vem lidando com um atraso no processamento de casos devido à pandemia de COVID-19 e às limitações e atrasos herdados do governo anterior. “O USCIS está comprometido em entregar decisões justas e oportunas a todos nós que servimos”, disse Ur M. Jaddou, diretor da agência, em um comunicado.
De acordo com os últimos dados fornecidos pela entidade, o número de processos acumulados ultrapassa os 9 milhões. Aguardando a resolução de seus casos ou a renovação de seus documentos, alguns candidatos chegaram a perder o emprego. O USCIS espera expandir gradualmente a opção de processamento “premium” para vários solicitantes de visto de trabalho durante o ano fiscal de 2022, que vai até outubro. Atualmente, o serviço está disponível apenas para aqueles que preenchem o Formulário I-129 para trabalhadores não imigrantes (que inclui vistos H-1B, H-2A, H-2B e O) e alguns solicitantes de visto de trabalho através do formulário I-140. O departamento espera incluir essa taxa para os candidatos que preencherem os formulários I-539, I-765 (OPT) e I-140 não incluídos acima. O custo “premium” é de $2.500,00.
Além disso, a agência anunciou novas metas de tempo de processamento para setembro de 2023: para algumas autorizações de trabalho, será de dois meses, enquanto procedimentos como pedido de residência permanente, naturalização, certidões de cidadania, pedidos de parentes ou cônjuge, renovações de DACA, entre outros procedimentos, será concedido em seis meses. Os peticionários podem consultar o tempo médio de processamento de seus procedimentos através do seguinte link https://egov.uscis.gov/processing-times/
Da mesma forma, o USCIS também aumentará o tempo de extensão automática das autorizações de trabalho vencidas, pois os períodos de espera para renovações podem chegar a vários meses. Atualmente, a prorrogação é de 180 dias para a maioria dos trabalhadores. Em fevereiro, o USCIS estendeu as autorizações de trabalho temporárias para requerentes de asilo, refugiados e outros imigrantes para dois anos.
Fonte: Brazilian Press